O Coritiba conseguiu segurar o ataque mais positivo do Brasileirão. Na noite desta quarta-feira (15), o time empatou com o Palmeiras em 2 a 2, no Couto Pereira, em Curitiba. Os coxas-brancas ficaram duas vezes atrás no placar e conseguiram o gol de empate após 49 minutos do segundo tempo, com Leandro. O resultado, porém, colocou a equipe paulista na liderança do Brasileirão. A partida era válida pela 8ª rodada da competição.

Antes do jogo, o Coritiba beirava a zona de rebaixamento – chegou a cair para 17º lugar com os resultados paralelos da rodada – e tinha a pior defesa do Brasileirão (13 gols sofridos). O Palmeiras, por sua vez, ostentava o melhor ataque da competição (14 gols) e buscava a liderança. Agora, o time paranaense tem 15 gols sofridos em oito jogos e está em 15º lugar na tabela, com 8 pontos. Se perdesse, ficaria na ZR. Os paulistas se tornaram líderes, com 16 pontos – aparecem à frente do Internacional graças ao saldo de gols superior.

O empate manteve um tabu a favor do Coritiba. Desde 1997 a equipe não perde para o Palmeiras no Couto Pereira. Além disso, foi o primeiro empate do técnico Pachequinho à frente do time coxa-branca. Nos outros jogos pelo Brasileirão, ele somou uma vitória (sobre o Sport) e uma derrota (para o Corinthians). 

O próximo jogo dos coxas-brancas será neste sábado (18), às 21 horas, contra o América-MG, no estádio Independência.

Jogo

O Coritiba começou a partida num 4-2-3-1, com Felipe Amorim (pela direita), Ruy (centralizado) e Vinícius (pela esquerda) na linha de três meias. Mas, no começo, não conseguiu furar o esquema 4-3-3 do Palmeiras. Para piorar, o zagueiro Juninho, posicionado como lateral-esquerdo, falhou e deixou Roger Guedes marcar 1 a 0 para o visitante logo aos 7 minutos.

Aos poucos, porém, o time paranaense equilibrou o meio-de-campo. E conseguiu empatar aos 19 minutos, com João Paulo, de cabeça. A partir daí, os dois times passaram um bom tempo sem criar nada, e o jogo parou várias para atendimento de jogadores. Isso aconteceu com João Paulo, Fernando Prass, Kleber (duas vezes), Felipe Amorim e Rafael Marques (do Palmeiras). O Coritiba mostrou mais força ao fim da etapa, com três finalizações certas – duas delas exigiram grandes defesas de Fernando Prass. O time da casa somou cinco arremates (quatro certos) e houve quatro (um certo) do Palmeiras. O time deles está disputando a liderança e jogamos de igual para igual, analisou o goleiro Wilson.

No segundo tempo, o Coritiba ficou mais encolhido e viu o rival reclamar de dois pênaltis não marcados – num deles, Kléber teria derrubado Vitor Hugo, fora da jogada; em outro, a bola bateu na mão de Juninho. O time paranaense ainda correu outros riscos na defesa.

Até a metade do segundo tempo, o Coritiba não tinha finalizado nenhuma vez. Para tentar reverter esse quadro, Pachequinho trocou Vinícius por Evandro no ataque, aos 23 minutos. Mas o novo atacante não chegou a dar nem quinze passos em campo e o Palmeiras desempatou, com Cristaldo, de cabeça.

Em seguida ao gol, Pachequinho trocou o volante Edinho pelo atacante Leandro. Depois, o centroavante Ortega substituiu o meia Felipe Amorim. O time ficou, no papel, com um volante, um meia e quatro atacantes. E, nos descontos, após troca de passes na entrada da área, Evandro ajeitou para o chute fatal de Leandro. Era o empate coxa-branca.

No jogo, o Coritiba somou 7 finalizações (6 certas), contra 9 (3 certas) do Palmeiras. O time paranaense teve apenas 38% de posse de bola e 81% de eficiência nos passes.

 

Coritiba 2 x 2 Palmeiras

Coritiba

Wilson; Dodô, Luccas Claro, Rafael Marques e Juninho; Edinho (Leandro), João Paulo, Felipe Amorim (Ortega), Ruy e Vinícius (Evandro); Kleber. Técnico: Pachequinho

Palmeiras

Fernando Prass: Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Cleiton Xavier), Tche Tche e Moisés; Roger Guedes (Edu Dracena), Rafael Marques (Cristaldo) e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

Gols: Roger Guedes (7-1º), João Paulo (19-1º), Cristaldo (23-2º), Leandro (49-2º).

Cartões amarelos: Thiago Santos, Thiago Martins, Ruy, Juninho, Edinho, Luccas Claro, Gabriel Jesus

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Renda: R$ 376.990

Público: 12.794 (pagante ),13.593 (total)

Local: Couto Pereira, em Curitiba, quarta-feira

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

1 – Rafael Marques serve Roger Guedes, que finaliza para fora

7 – Gol do Palmeiras. Juninho se atrapalha com a bola na lateral esquerda. Roger Guedes fica com ela, entra na área e bate no ângulo

13 – Ruy cobra escanteio. Juninho escora e Kleber, ao tentar finalizar, acerta o goleiro Fernando Prass

18 – Jean cobra escanteio. Moisés sobe e cabeceia com perigo, mas por cima

19 – Gol do Coritiba. Ruy cobra falta lateral. João Paulo fuzila de cabeça

31 – Gabriel Jesus é lançado na área e domina. Juninho trava na hora H e evita o gol

39 – Ruy tabela com Vinícius, recebe e bate de fora da área. A bola vai fraca e Fernando Prass pega

47 – Ruy cobra falta para a área. Juninho cabeceia e Fernando Prass faz grande defesa

48 – Vinicius ganha jogada pela esquerda. Juninho arremata da risca da área e Fernando Prass defende

50 – Roger Guedes recebe de Moisés e bate colocado. A bola sai rente à trave esquerda

Segundo tempo

13 – Felipe Amorim cruza. Luccas Claro sobe com Fernando Prass e desvia. O árbitro flagra o toque de mão do zagueiro

14 – Moisés lança. Gabriel Jesus recebe nas costas de Juninho e finaliza. Wilson faz grande defesa

21 – Roger Guedes recebe lançamento e cruza. Cristaldo ajeita e Moisés, de frente para o gol, finaliza por cima

23 – Gol do Palmeiras. Moisés cobra lateral para a área. Vitor Hugo escora e Cristaldo, na pequena área, completa de cabeça para dentro

35 – Ruy cobra falta para a área. Rafael Marques escora e Ortega tenta o gol de puxeta. Fernando Prass pega

49 – Gol do Coritiba. Após troca de passes no entorno da área, Evandro faz o pivô na meia-lua e Leandro, de primeira, acerta o canto esquerdo do goleiro