Os funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados via Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), em greve há dez dias, farão nesta sexta-feira, 17, um ato em frente à sede da Fundação, na Rua João Negrão, 280, centro de Curitiba. A manifestação pretende pressionar a diretoria da instituição a receber uma comissão formada por trabalhadores e retomar as negociações do reajuste salarial da categoria.

Os grevistas já promoveram um ato semelhante na quarta-feira, 15. Na ocasião, eles se mantiveram por mais de uma hora em frente ao prédio, mas não foram admitidos. Na recepção, a justificativa dada pela Funpar foi a de que ninguém da diretoria estava no local.

No momento, os trabalhadores paralisados demandam um reajuste salarial de 12,06%, proposta elaborada após uma primeira audiência na Justiça do Trabalho. O índice está bem abaixo da reivindicação inicial, que era de 20,16%. A Fundação da UFPR, no entanto, oferece 5,2%, valor que mal cobre metade da inflação acumulada no último ano.

Segundo cálculos do Sinditest-PR, atualmente cerca de 60% dos trabalhadores da Funpar que atuam no Hospital de Clínicas recebem menos de dois salários mínimos por mês. Eles têm em média 25 anos de casa.

A concentração para o ato desta sexta-feira começa às 9 horas, em frente ao Hospital de Clínicas. Às 10 horas, os manifestantes sairão em passeata até a sede da Fundação.