O Coritiba, de novo, saiu na frente do placar. Fazia uma atuação razoável, bem postado taticamente (mas com inevitáveis falhas técnicas). De novo, porém, um apagão. De novo, falhas da zaga. E mais uma derrota fora de casa, desta vez no Estádio Independência, em Belo Horizonte, contra o então lanterna do Brasileirão, o América-MG.

Com os gols marcados por Adalberto e Borges (Kléber abriu o placar para o Coxa), o América deixa a última colocação do campeonato e iguala pontuação do adversário da noite deste sábado (oito pontos). O time paranaense, por sua vez, permanece no 16º lugar, mas dependendo dos resultados de amanhã pode terminar a 9ª rodada na zona de rebaixamento. Além disso, segue ainda como o único time que sequer pontuou em partidas fora de casa e confirma o status de pior defesa do Brasileiro, com 17 gols sofridos (média de 1,88 por partida).

O Jogo

Para o confronto num vazio Independência (apenas x torcedores compareceram à partida), o técnico Pachequinho teve de lidar com cinco desfalques: Benítez, González, Ceará, Alan Santos (DM) e Luccas Claro (suspenso). No meio de campo, Edinho, ex-Grêmio, foi titular ao lado de João Paulo, enquanto Carlinhos reassumiu a lateral-esquerda, com Juninho voltando à zaga. Já no América-MG, o técnico português Sérgio Vieira, que acumulava duas derrotas desde que assumiu o comando da equipe, não tinha problemas de suspensão ou lesão.

No primeiro tempo, o duelo foi equilibrado, com chance de gol para os dois lados. Na defesa, o Coxa apostava na marcação individual e buscava construir as jogadas com calma, jogando com passes curtos. Bem sem a bola, o time sofria quanto a tinha em seus pés e errava muito individualmente – apenas 74% de sucesso nos passes, ou seja, um passe errado a cada quatro tentativas.

Em termos de oportunidade, o América-MG teve uma leve vantagem. Ao todo, foram seis finalizações dos donos da casa (apenas três do Coxa) e duas boas oportunidades, aos 28 e aos 43 minutos. O primeiro lance, inclusive, foi praticamente um retrato da atuação coxa-branca: erro na troca de passes no meio de campo, contra-ataque do América-MG que termina com Eduardo de frente para o gol. A bola passa ao lado. Os visitantes, por sua vez, tiveram uma oportunidade, em cabeceio de Juan à queima-roupa, mas em cima do goleiro João Ricardo, que praticou boa defesa no reflexo.

No segundo tempo, os erros coxa-branca persistiram e o América-MG conseguiu manter a pressão exercida no final da primeira etapa, insistindo nos passes longos, diretos, e nas falhas do adversário para tentar chegar ao gol.

Quem saiu na frente, contudo, foi o Coritiba: Ruy, que até então fazia uma atuação apagada, serviu para Kléber, que se livrou do marcador, passou pelo goleiro e abriu o placar, marcando seu quarto gol no Brasileirão. O Coxa dava o primeiro e mais difícil passo para conseguir a primeira vitória fora do Couto Pereira.

Mas assim como aconteceu em outras partidas (Santos, São Paulo, Corinthians…) a zaga (a pior da competição, diga-se de passagem) falhou e falhou feio. Quando a fase é ruim, até quem costuma ser herói acaba tendo seus momentos de vilão: aos nove minutos, após cobrança de falta de longe, Wilson deu o rebote e entregou o gol de empate para Adalberto.

Como o Coxa já sabe e muito bem, contudo, tudo o que é ruim pode piorar. E três minutos depois do empate o América-MG conseguiu a virada: lançamento de Adalberto de trás do meio de campo, a bola passa no meio dos zagueiros Rafael Marques e Juninho e sobra para Borges, livre e de frente para o gol, tocar com categoria, por cima do goleiro coxa-branca.

Na base do abafa, o Coritiba foi em busca de mais um heroico empate, a exemplo do que aconteceu no meio de semana. Para isso, Pachequinho mexeu no time de forma parecida com o que havia feito contra o Palmeiras, colocando Leandro, Vinicius e Ortega nos lugares de João Paulo, Felipe Amorim e Ruy.

As oportunidades surgiram para os dois lados. Juan parou no travessão. Carlinhos, em Juninho, que tirou a bola que se encaminhava para o gol aberto. E por fim Juninho, na defesa atrapalhada de João Ricardo. Já pelo Coelho, Osman parou em Wilson e Sávio, na falta de pontaria.

Agora, resta ao Coritiba torcer neste domingo contra o Cruzeiro, que joga no Rio Grande do Sul com o Grêmio, e contra o Atlético-MG, que joga no mesmo Independência contra a Ponte Preta. Caso um dos dois times de Minas Gerais ao menos empate, o time paranaense estará de volta à zona do rebaixamento.

América-MG 2 x 1 Coritiba

América-MG: João Ricardo; Hélder, Artur, Adalberto e Danilo Barcelos; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Eduardo (Alan Mineiro)(Sávio) e Borges (Victor Rangel). Técnico: Sérgio Vieira.
Coritiba: Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo (Leandro), Felipe Amorim (Vinicius), Juan e Ruy (Ortega) Gols: Kléber (4-2º), Adalberto (9-2º) e Borges (12-2º)
Cartões amarelos:
João Paulo, Carlinhos, Juninho (C)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, às 21 horas

Principais lances

Primeiro tempo

9 – Terceiro impedimento do América-MG: bola lançada na área, rebate e Borges aparece livre na área para tocar na saída do goleiro, mas estava em posição irregular. 

23 – Coritiba faz sua primeira trama ofensiva. Juan avança pela intermediária e chuta de longe. A bola passa ao lado do gol.

28 – Coritiba erra o passe no meio de campo e o América-MG arma o contra-ataque.

 

32 – Dodô cruza na medida para Juan cabecear firme, mas em cima do goleiro João Ricardo, que faz a defesa no reflexo e salva o América-MG. 

43 – Danilo recebe o lançamento na entrada da área, aplica a meia-lua em Dodô e bate cruzado. A bola passa perto do gol de Wilson.

Segundo tempo

2 – Wilson salva o Coritiba! O meio-campista dos mineiros recebe na entrada da área e serve para a entrada de Borges, livre de frente para o gol. O goleiro coxa-branca sai da meta e salva o time. 

4 – Gol do Coritiba! Bom lançamento de Dodô para o ataque. A bola bate, rebate até que Ruy domina e serve para Kléber, que se livra pelo marcador, passa pelo goleiro e toca para o fundo da rede.

9 – Gol do América-MG! Cobrança de falta da intermediária, Danilo bate forte e a bola quica. Wilson falha e cede o rebote para Adalberto, que chuta para empatar a partida.

12 – Gol do América-MG! Lançamento de Adalberto, de trás do meio de campo, a bola passa no meio da dupla de zaga coxa-branca e Borges, livre e de cara para o gol, toca por cima do goleiro Wilson, que até toca na bola, mas não evita a virada. 

21 – Cobrança de falta da intermediária, de frente para o gol. Juan bate direto para o gol e a bola explode no travessão de João Ricardo.

25 – Cobrança de falta do América-MG, a bola viaja para a área e Ernandes cabeceia firme. A bola balança a rede, mas pelo lado de fora.

31 – Alan Mineiro arrisca o chute de longe, a bola bate na defesa, sobe e sobra para Osman, que chega finalizando. Wilson pula e faz a defesa.

37 – Vinícius pega a sobra e chuta de longe. A bola passa ao lado do gol.

39 – Leandro Guerreiro erra feio o passe para o goleiro e Kléber fica de cara com o goleiro João Ricardo, que sai da área e salva. No rebote, Carlinhos arrisca de longe e a bola ia entrar, mas Juninho apareceu quase embaixo da trave para salvar.

40 – Ernandes aciona Sávio que, livre na área, chuta e balança a rede. Mas pelo lado de fora.

46 – Carlinhos cruza e Juninho cabeceia com perigo. João Ricardo faz uma defesa atrapalhada, mas ainda assim uma defesa e salva o América.