Um grupo de haitianos que mora em Curitiba publicou nesta segunda-feira (20) um vídeo na internet para reclamar da exploração da imagem de pobreza do Haiti. Uma página também foi criada no Facebook para tentar expor sua visão do país e mostrar o verdadeiro Haiti. As iniciativas são uma resposta à reportagem veiculada na TV Globo no intervalo do jogo entre Brasil e Haiti, no dia 8 de junho. As imagens seriam apenas do bairro Cite Soleil, na capital Port-au-Prince, conhecido pela pobreza e violência.

A reportagem também teria usado imagens de 2004, quando a seleção brasileira participou de um ‘amistoso da paz’ contra a seleção local, período em que o Haiti passava por uma onda de violência, causada por problemas políticos, e de 2010, logo após o terremoto que devastou o país. O jogo amistoso contra a seleção brasileira aconteceu logo no início da missão da ONU, que, em 2010, foi intensificada.

Outra reclamação do grupo de migrantes é um artigo assinado por Luciano Huck em que ele relata sua experiência no Haiti. Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo, disse Huck sobre o país.

O vídeo publicado nesta segunda foi produzido por alunos do projeto Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

O grupo afirma que já sofre preconceito e reclama que, quando o jogo do Brasil é transmitido no exterior, não são expostas apenas as imagens da pobreza. A ideia inicial era fazer uma carta para mandar ao Luciano Huck, que depois acabou virando o vídeo.

O fotojornalista Bruno Covello, que desenvolve um projeto fotográfico com os haitianos no Paraná e produziu o vídeo, afirma que apenas ajudou o grupo a dar mais visibilidade à vontade deles. 

Bruno Covello também é autor de um projeto fotográfico que retrata o cotidiano dos haitianos no Paraná. Ele acompanha o dia-a-dia do imigrantes, registra situações de xenofobia, dificuldades, vitórias e frustrações dos estrangeiros.