ÉDER FANTONI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O armador Stephen Curry, 28, do Golden State Warriors, é o maior astro da atualidade da NBA. Na série final do campeonato, porém, quem brilhou foi LeBron James, 31. O ala teve um papel fundamental na conquista do título do Cleveland Cavaliers, que bateu os Warriors na noite de domingo (19), por 93 a 89, fora de casa, fechou a série melhor de sete em 4 a 3 contra o rival e ganhou o primeiro troféu na liga, na maior virada da história do campeonato.

Nas sete partidas da série, LeBron teve média de 29,7 pontos por jogo, enquanto Curry, principal esperança dos Warriors, fez 22,6 pontos por confronto. LeBron conseguiu ainda cinco duplo-duplos (dois dígitos em dois fundamentos) e um triplo-duplo (três dígitos em dois fundamentos). Curry? Nenhum. O armador dos Warriors foi o grande jogador desta temporada -pelo menos até antes da final.

Na primeira fase, teve média de 30,1 pontos por jogo e ganhou o prêmio de jogador mais valioso do campeonato. E de forma unânime, coisa que jamais havia acontecido antes. Na decisão, porém, ele sucumbiu. No primeiro confronto, o armador saiu de quadra com somente 11 pontos. Na ocasião, o time só conseguiu a vitória graças a uma grande performance do banco de reservas.

Curry marcou mais de 20 pontos em apenas três das sete partidas. Já o ala dos Cavaliers passou dessa marca em seis jogos. O time de Cleveland flertou com a eliminação ao ver o rival abrir 3 a 1 na série. Porém, quando a equipe ficou à beira do precipício, LeBron apareceu para salvar.

Do outro lado, quando mais se esperava de Curry, ele sumiu. No quinto jogo, por exemplo, o ala dos Cavaliers fez 41 pontos e pegou 16 rebotes. Na partida seguinte, voltou a fazer 41 pontos e, de quebra, distribuiu 11 assistências. Com isso, ele igualou Michael Jordan, Shaquille O’Neal, Ricky Barry e Jerry West como os únicos jogadores a conseguirem pelo menos 40 pontos em dois jogos consecutivos nas finais da NBA.

Na partida decisiva, disputada neste domingo, em Oakland, LeBron fez 27 pontos, pegou 11 rebotes e distribuiu 11 assistências. Deu ainda cinco tocos -um deles justamente em Curry. O ala se tornou o terceiro jogador a conseguir um triplo-duplo em um jogo sete da série final. Os outros dois foram Jerry West, em 1969, e James Worthy, em 1988.

De acordo com a Elias Sports Bureau, empresa que fornece estatísticas sobre esporte, LeBron marcou ponto ou deu assistência em 52 dos 93 pontos dos Cavaliers na partida. O armador dos Warriors, por sua vez, saiu de quadra com apenas 17 pontos e duas assistências neste domingo. Nos arremessos de três pontos, uma de suas especialidades, ele acertou apenas quatro de 14. “Eu simplesmente falhei. É tudo o que posso dizer”, admitiu Curry.