O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, vai hoje à Câmara de Vereadores de Curitiba para rebater as acusações do vereador Professor Galdino (PSDB). Na semana passada, Galdino disse que dinheiro desviado da Petrobras e da Eletrobrás teria financiado a greve da categoria em 2015. Nós vamos falar sobre a forma de financiamento da APP, que se dá única e exclusivamente pela associação livre de cada professor e funcionário de escola. Também vamos pontuar o fato de que essa fala é de um vereador ligado ao governo do Estado que vem falando de partidarização da luta sindical da APP, explica o sindicalista.

Ascensão
O deputado federal paranaense Fernando Giacobo (PR) teria ganho apoio para buscar a presidência da Câmara, caso se confirme a cassação do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Segundo informações do blogueiro Leandro Mazzini, do Uol, Giacobo – que é o segundo-vice presidente da Casa, teria recebido aval do governo Temer para suas pretensões. Nesse caso, ele poderia ocupar o cargo até fevereiro de 2017, quando um novo presidente deve ser eleito.

Amianto
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, por 28 votos a 13, regime de urgência para a votação de projeto que proíbe o uso do amianto na fabricação de produtos, materiais e artefatos no Paraná. A justificativa é de que o amianto ou asbesto possui alto poder cancerígeno. Manifestantes da Força Sindical ocuparam ontem as galerias para pressionar os deputados pela aprovação da proposta.

Saúde
O banimento do uso de amianto na produção de artefatos de fibrocimento já acontece na maior parte dos países e no estado de São Paulo. Há outros produtos que podem ser utilizados na produção. Efetivamente é uma questão de saúde pública a aprovação desta lei, defendeu o líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Skate
A Assembleia recebe de hoje até sexta-feira, em seu Espaço Cultural, exposição sobre o skate no Paraná. O evento foi proposto pelo deputado Felipe Francischini (Solidariedade), e segundo ele pretende divulgar a lei estadual que insere no calendário oficial de eventos o Dia e a Semana de Fomento ao Skate, a ser celebrado em 21 de junho. Queremos que o poder público valorize ainda mais a atividade do skate, já que a modalidade promove o crescimento pessoal, a autoconfiança e ajuda a melhorar a qualidade de vida, alega Francischini.

Ajuste
A bancada de oposição apontou ontem que o aumento de impostos promovido pelo governo do Estado, no ajuste fiscal realizado a partir do final de 2014, está levando empresas paranaenses a mudarem para outras regiões do Brasil ou até mesmo para o Paraguai. Segundo o líder do bloco oposicionista, deputado Maurício Requião Filho (PMDB), a arrecadação do governo paranaense com o ICMS sobre a energia elétrica cresceu 109% entre o primeiro quadrimestre de 2014 e o de 2016. No mesmo período, a arrecadação com o IPVA aumentou 111%.

Migração
O grupo Positivo dispensou 1,4 mil trabalhadores e se mudou para Manaus. O setor de importação está migrando para Santa Catarina, enquanto que o de móveis se desloca para o Paraguai. Ao mesmo tempo, as micro e pequenas empresas passaram a sofrer com a antecipação do ICMS. A atividade de bebidas, por exemplo, está sendo massacrada com a substituição tributária, afirmou o peemedebista.