A evolução do desemprego no Brasil, que fechou o primeiro trimestre do ano em 10,9%, segundo o último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem refletido no encolhimento do mercado de saúde sumplentar. Nos primeiros cinco meses deste ano, 788 mil pessoas deixaram os planos de saúde, segundo os últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

As alternativas para essas pessoas, além do Sistema Único de Saúde (SUS), são as clínicas populares, já comuns em outros estados, que começam a chegar a Curitiba, e o Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), da Associação Médica do Paraná (AMP).

O Sinam é um sistema de atendimento médico oferecido para quem não quer depender do SUS e não deseja ou não pode pagar um plano de saúde. O sistema reúne uma listagem com mais de 1.400 médicos de várias especialidades, como dermatologistas, cardiologistas, angiologistas, clínicos geral, geriatras, pediatras, obstetras entre outos que prestam atendimento particular em consultas, exames e procedimentos, sempre com valor mais acessível ao da tabela normal.

Entre as principais vantagens estão a ausência de mensalidade, carência, de condicionantes a cerca da idade e doenças preexistentes. Para fazer parte do Sinam é necessária a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (em nome do titular) e para os dependentes, carteira de identidade e/ou certidão de nascimento. Para emissão da Carteira do titular e seus dependentes o usuário do Sinam paga taxa única de R$ 125. Além dos médicos, o Sinam tem convêncio com farmácias e laboratórios que oferecem descontos para os usuários do sistema.

O agendamento das consultas com os médicos é feito pela página do Sinam (www.sinam-pr.com.br). Os interessados também encontram mais informações sobre o funcionamento no site ou pelo (41) 3019 8689.


Clínica popular cria mercado

Com preços de consultas e exames menores que a metade do valor de particulares, a CLIP, clínica situada na região central de Curitiba já dobrou o número de atendimentos só no último mês. Criada em janeiro de 2016, a clínica oferece serviços médicos com agilidade e qualidade. Além disso, não há mensalidade ou qualquer tipo de vínculo.

Um dos sócios atua na área médica desde 2009, então vivenciou a realidade do tratamento oferecido pelo SUS aos seus pacientes. Sabíamos que poderíamos oferecer mais e então surgiu a CLIP com o conceito de qualidade e agilidade, a um valor acessível, conta Thiago Madureira, um dos sócios da CLIP.

Na prática, a clínica atua com consultas e exames de diversas especialidades. Os especialistas disponíveis são das áreas de cardiologia, clínica médica, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, nutricionista, ortopedia, otorrino, pediatra, proctologia, psicologia, psiquiatria, angiologia. Já os exames disponíveis ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, tomografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, preventivos de ginecologia.

Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo site, telefone ou pessoalmente. Em média, a demora para conseguir uma consulta ou exame não ultrapassa uma semana. Um dos motivos para isso é a equipe de profissionais da CLIP. A clínica utiliza os serviços Hygea, que conta com mais de 1500 médicos cadastrados para atendimento de mais de 20 especialidades médicas.

A CLIP fica na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital paranaense e possui uma infraestrutura de 480 m2, sendo nove consultórios médicos e seis salas de exames equipadas com tomógrafo, ecocardiógrafo, eletrocardiógrafo, esteiras para teste ergométrico computadorizado e três aparelhos de ultrassonografia.


Sul está nos planos de expansão

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha a pedido do IBGE no último ano constatou que, se os planos de saúde não vão bem, a percepção da população sobre os serviços do SUS também não. Na pesquisa, 54% dos entrevistados avaliaram o sistema Único de Saúde como péssimo e 33% como regular.

Justamente por este motivo acreditamos que a procura por serviços de saúde de qualidade e com preço acessível é muito grande. Tanto é que vimos nosso movimento dobrar em pouquíssimo tempo de funcionamento, comenta Gustavo Volpato, sócio da CLIP. Com modelo de negócio formatado, a CLIP planeja expansão para a região Sul e Sudeste nos próximos meses.

Além de uma nova unidade em Curitiba que já está em fase de conclusão, estão sendo construídas sedes em Maringá e Londrina. No estado de São Paulo, cidades como Guarulhos e São Jose dos Campos serão as primeiras cidade a receberem o projeto.

Outro diferencial da Clip será a unidade móvel. Já pronta para funcionamento, esta unidade vai facilitar o acesso da população aos serviços essenciais de saúde, especialmente àqueles de maior procura.


Serviço

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e sábado das 8 às 12 horas
Serviços oferecidos: consultas e exames de imagem e laboratoriais.
Agendamentos
via site: www.clinicaclip.com.br
por telefone: (41) 3090-6050 ou pessoalmente
Pagamento: na hora do atendimento, em dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito. Verificar convênios disponíveis. A CLIP não atende urgências e emergências

Sinam
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados das 9 às 12 horas.
Agendamentos
via site: www.sinam-pr.com.br
Informações: (41) 3018 8689 (0800) 605 8689