Cada ocasião pode exigir uma roupa, essa máxima é verdadeira para quem quer ou precisa estar de acordo com o ambiente e, ainda assim, permanecer bem vestida. As muitas opções de vestidos podem deixar algumas mulheres em dúvida de como escolher o modelo ideal para diferentes situações.

Seja em uma festa de família, aniversário ou comemoração, com a variável de ser uma celebração diurna ou noturna, ou situações ainda mais informais, como um passeio ao ar livre ou shopping.

Elegância e bom gosto podem estar presentes em cada um desses acontecimentos e, para isso, é importante saber escolher o modelo seguindo o dress code. A tendência é apostar em cores mais sóbrias, assim como em estampas e tecidos elaborados. Vestidos estilo casaco estão em alta, assim como a manga longa presente nos desfiles.

No momento da escolha de um vestido, deve se levar em consideração o local e o tipo de evento. Em uma festa de confraternização da empresa, os decotes devem ser moderados, tanto na região dos seios, quanto no comprimento. Para tais ocasiões, os vestidos transpassados são ideais, já que se encaixam muito bem ao corpo.

Se não quer chamar a atenção pelo motivo errado, deve-se evitar as extravagâncias. Decotes ousados ou muita sensualidade em um almoço de família devem ser evitados. Nesta situação, um vestido recortado mantém um perfeito equilíbrio entre feminilidade e casualidade. O chamado vestido sessentinha é confortável e também combina com qualquer tipo de corpo.

Ao mesmo tempo, uma festa noturna pode possibilitar uma combinação mais elegante e menos corriqueira, mas, enquanto um salto alto fino cai bem em um salão fechado, não é o mais indicado para um sítio. Ainda assim, vestidos de comprimento médio são confortáveis e sensuais, enquanto, se o evento exigir um pouco mais de elegância, pode-se combinar boleros e casacos. Em qualquer situação o bom senso ainda pode ser a melhor opção.

PARA ESCOLHER O VESTIDO CERTO, SEGUNDO O TIPO FÍSICO

Ampulheta: Ombros e quadris alinhados e cintura estreita
– Para este tipo físico, o mais importante é marcar a cintura e valorizar a silhueta. Aposte em: vestidos como o envelope, que possuem a cintura marcada e decote em V. Sapatos com a mesma cor da meia-calça também são uma ótima opção, já que dão a sensação de alongar a silhueta. Cintura marcada pela modelagem ou por cinto. O modelito peplum também está permitido.
– Evite: vestidos com detalhes na região dos seios e dos quadris, que acrescentam ainda mais volume a essas regiões. Fuja também dos modelos muito justos, para não ficar vulgar, e dos muito largos, que escondem as suas belas curvas.
Retangular: Ombros, quadris e cintura da mesma largura. Corpo reto
– Aposte em: vestidos de modelos transpassados e peças acinturadas, com detalhes na região do busto e dos quadris, criando volume nessas áreas e dando a sensação de um corpo com mais curvas.
– Evite: vestidos de modelagem reta ou muito largos, que não valorizam esse tipo de silhueta. Mulheres que têm pernas finas podem investir em meias de tons claros, brilhantes, estampadas e com textura, que ajudam a criar a ilusão de engrossar a região. Para que as pernas não pareçam ainda mais finas, fuja das meias-calças escuras e que possuam linhas verticais.
Pera: Ombros mais estreitos que os quadris, seios pequenos ou médios, cintura definida e costas estreitas.
– Esse tipo físico deve atrair os olhares para a parte superior e disfarçar o quadril largo para equilibrar a silhueta. Aposte em: vestidos com cores claras, detalhes como babados e bordados na parte superior para criar volume e chamar a atenção para essa região. Modelos tipo império também são ótimos para esse tipo de silhueta. Meias com listras verticais e sapatos da mesma cor que a meia são truques que criam a sensação de alongar as pernas. Tenha contraste de claro na parte superior e escuro na parte inferior, ajuda a disfarçar quadril largo.
– Evite: vestidos com detalhes e tons claros na região dos quadris. Meias-calças com cores claras ou vibrantes e com estampas grandes e chamativas também devem ser evitadas. Sapatos que possuam uma coloração muito diferente da meia-calça.
Triângulo Invertido: Ombros mais largos que os quadris, seios médios a grandes, pernas finas e costas largas
– Para este tipo físico, o importante é chamar atenção para o centro do corpo, com decotes amplos, e na parte inferior do corpo para equilibrar a silhueta.Aposte em: vestidos que possuam saias volumosas, como a evasê, e cores discretas na parte superior. Meias-calças com detalhes e cores claras ou vibrantes que atraiam a atenção para a parte inferior do corpo. Sapatos com detalhes. Vestidos com decotes amplos e saia rodada.
– Evite: vestidos com decotes tomara que caia, canoa e frente única, que dão a impressão de ampliar os ombros. Meias-calças escuras e muito discretas, que contribuirão para que a atenção seja voltada à parte superior do corpo (o que não queremos). Sapatos muito discretos.
Oval: Acima do peso, linhas do corpo arredondadas
– Este tipo físico precisa alongar a silhueta e chamar a atenção para o centro do corpo. Aposte em: vestidos com mangas 7/8, modelos transpassados, decote em V e com saia no comprimento do joelho. Meia-calça e sapato da mesma tonalidade do vestido, que são detalhes que ajudam a alongar a silhueta. Vestidos com a parte superior alongada ou sem marcação ajudam a valorizar esse biotipo e harmonizam a silhueta.
– Evite: vestidos com detalhes ou cores claras e vibrantes na região do abdômen. Meia-calça e sapatos com coloração diferente do vestido. Evite usar meia-calça brilhante, de tom claro ou com desenhos, que dão a impressão de engrossar ainda mais as pernas.