Terminou ontem a primeira semana do julgamento de Jimmy Page e Robert Plant, ex-integrantes da banda inglesa Led Zeppelin, autores de Stairway to Heaven, de 1971. Desde 2014, são acusados de plágio pelo representante legal de Randy Wolfe, já morto, guitarrista da banda americana Spirit. A acusação: o “riff” de guitarra na abertura de Stairway teria sido roubado de Taurus, de 1967, uma composição de Wolfe. Em defesa de Page e Plant, um professor de música de Nova York disse que o recurso usado pelo Led Zeppelin é uma progressão comum, usada há 300 anos por muitos compositores, entre eles Antônio Carlos Jobim em Insensatez.

O julgamento teve início no dia 14, no Tribunal Federal de Los Angeles, e promete um debate longo até que se chegue a uma conclusão. De um lado, os acusadores reivindicam que Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, seja reconhecido com coautor da música. Ao mesmo tempo, contrataram um especialista em royalties provenientes de composições musicais, Michael Einhorn, para testemunhar em favor da causa de Skidmore/Randy Wolfe. Como a dupla Page/Plant teria faturado US$ 58,5 milhões com a música, uma reparação em dinheiro poderá ser fixada pelo juiz ao final do julgamento.

Até lá, porém, muitos depoimentos são aguardados. No dia 15, Jimmy Page depôs e disse que não se lembra de já ter ouvido algum álbum do Spirit. Um dia depois, John Paul Jones, ex-baixista do Zeppelin, hoje com 70 anos, também depôs a favor de seus antigos companheiros de banda.