ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – Hillary Clinton reagiu com cautela ao Brexit, que consolidou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A virtual presidenciável democrata disse que é preciso “respeitar a escolha que [os britânicos] fizeram”.
Se o republicano Donald Trump mostrou entusiasmo com a decisão, a ex-secretária de Estado afirmou que sua “primeira missão é garantir que as incertezas econômicas criadas por esses eventos não machuquem as famílias trabalhadoras aqui na América”.
Com mensagem nativista -uma plataforma de Trump em casa, o Brexit é visto como um golpe no presidente Barack Obama, um de seus mais fortes cabos-eleitorais, que apoiava a permanência britânica na UE.
Na véspera, ele já havia perdido outra batalha, quando a Suprema Corte americana confirmou o bloqueio a seu plano de imigração, que protegia quase 5 milhões de imigrantes ilegais.
Ex-chanceler dos EUA, Hillary ressaltou ainda que seu país deve fazer um “compromisso firme com a relação especial com o Reino Unido e a aliança transatlântica na Europa”.
Em abril, Obama havia dito que os EUA não fechariam “tão cedo” um acordo bilateral com britânicos. “Nosso foco é negociar com um grande bloco [como a UE].”
Com a saída concretizada, Hillary disse que “tempos de incerteza” pedem “calma, firmeza e liderança experiente na Casa Branca, para proteger os bolsos e estilos de vida dos americanos, para apoiar nossos amigos e aliados, para enfrentar adversários e defender nossos interesses”.
Em ataque elíptica à retórica xenófoba de Trump, a democrata também ressaltou “a necessidade de nos unirmos para resolver nossos desafios como um país, não nos destruirmos”.