A Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) promoveu em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) um curso de capacitação para policiais que trabalham com cães de faro. As aulas começaram na terça-feira (21) e terminaram nesta sexta-feira (24), com a participação de policiais militares do Bope, de Minas Gerais, da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e profissionais da Argentina.

No curso são analisadas situações para potencializar o treinamento do animal usado na busca de pessoas, na detecção de narcóticos ou de explosivos. É a primeira vez que uma atividade voltada para este tema ocorre no Brasil. Com o curso, os policiais poderão trabalhar com o cachorro na busca de provas que podem ser usadas na condenação de um criminoso, explica o comandante da Companhia de Operações com Cães, capitão Paulo Renato Aparecido Siloto.

O evento teve a participação do argentino Mário Rosillo, perito judicial, médico veterinário e integrante do Ministério de Segurança da Argentina, e da pesquisadora e perita judicial Jackeline Rachel.

RESULTADOS – Para o cabo Jaime Domingos de Paula, que há 17 anos integra a Companhia de Operações com Cães, o curso trouxe informações para as diferentes áreas de atuação com os cães de faro. Adquirimos conhecimentos novos que, bem direcionados, ajudarão a melhorar os resultados positivos que já temos, afirmou Jaime.

Muitos dos alunos vieram de outros estados e não são militares, mas trabalham na área de pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados para o faro do cão. Essa é uma área muito nova no Brasil, conta Andres Coelho, de Minas Gerais, que é médico veterinário e trabalha com treinamento de cães.