Um centro de excelência para tratamento de psoríase – doença crônica de pele que acomete pessoas em todas as faixas etárias – poderá ser instalado em Maringá para atender o Paraná. A vice- governadora do Estado, Cida Borghetti, disse neste sábado (25) que vai lutar por recursos em Brasília e no Ministério da Saúde para viabilizar o projeto.

Ela participou, em Maringá, da abertura do Circuito Grape 2016, Grupo de Apoio Permanente a Pacientes Especiais, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em conjunto com o La Roche-Posay Laboratoire Dermatologique e apoio das Secretarias de Saúde do Paraná e de Maringá.

O Circuito Grape vem sendo realizado em Maringá há nove anos, como parte do trabalho de conscientização sobre a doença, feito pela dermatologista Sineida Berbert Ferreira para diagnosticar, tratar e vencer o estigma que cerca os pacientes.

Mais de 600 pessoas circulam pelo evento e contam com palestras informativas, além de consultas para o diagnóstico. Estudantes das faculdades UEM, Ingá e Cesumar também participam do trabalho voluntário.

MEDICAMENTOS – Durante a visita, Cida Borghetti afirmou que pretende levar ao Ministério da Saúde a reivindicação da inclusão de mais medicamentos específicos na lista de fornecimento de Sistema Único de Saúde (SUS).

Respeito muito o trabalho realizado aqui e os pacientes precisam do apoio do governo do Estado e do governo Federal para terem uma qualidade de vida melhor, afirmou Cida.

LEI – Como deputada estadual, Cida Borghetti foi a autora do projeto de lei sobre a psoríase. O Paraná continua sendo o único Estado brasileiro com uma lei específica sobre a doença.

A psoríase é uma doença comum da pele, crônica e não contagiosa. Os sintomas reaparecem periodicamente e a causa ainda é desconhecida, mas estudos ligam ao sistema imunológico, em interações com o meio ambiente e suscetibilidade genética. Algumas situações podem aumentar os casos de psoríase, como histórico familiar, estresse, obesidade, clima frio, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.