THAIS BILENKY SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Militantes do PSDB de São Paulo pedem a destituição da Juventude do partido na capital por suposta campanha em favor do vereador Andrea Matarazzo, que deixou a sigla e se filiou ao PSD para disputar a Prefeitura de São Paulo. Na última quinta-feira, foram protocolados ao menos dois pedidos, um de intervenção na Juventude e outro de expulsão de seu presidente, Rodolpho Barbosa.

A intervenção, se acatada pela executiva, dissolveria a Juventude, instalando uma comissão provisória, e avaliaria a situação dos atuais dirigentes. Barbosa nega que faça campanha a Matarazzo e lembra que o empresário João Doria, pré-candidato do PSDB, é alvo de representação no Ministério Público Estadual por suposto abuso de poder econômico. “Todos nós que apoiamos o Andrea Matarazzo nas prévias estamos sofrendo perseguição política muito forte”, criticou. “Ninguém faz apologia a nenhum outro candidato, muito menos fala mal do João Doria.”

Barbosa afirmou que o presidente municipal do partido, Mario Covas Neto, proibiu encontro privado que militantes que apoiaram outros pré-candidatos queriam fazer para Doria se apresentar. Covas Neto não respondeu o pedido para comentar até a publicação desta reportagem. Matarazzo não quis se manifestar. A Juventude do PSDB paulistano, afirmou, por meio de sua assessoria, que, pelo regimento do partido, a intervenção só poderia ser feita pela executiva nacional do partido. RACHA Autor do pedido de intervenção na Juventude, Gabriel Henrique Oliveira, 23, apresenta como prova um post em rede social que a Ação Popular, chapa de Barbosa, teria feito durante a Parada Gay, dizendo que Matarazzo era “o único pré-candidato a prefeito na Parada Gay de SP!”.

Além disso, Oliveira mostra conversas em um grupo de Whatsapp de filiados ao PSDB em que alguns, não Barbosa, criticam Doria e o acusam de abuso de poder econômico. O autor do pedido de expulsão, Damocles Fernandes, 43, critica o que considera uma ‘defesa fervorosa‘ que militantes fazem de Matarazzo e afirma que eles deveriam sair do PSDB e se filiar ao partido do pré-candidato que apoiam. “A gente está pedindo ética, nada mais que ética”, argumentou.