SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Agora é oficial. A avenida Paulista, símbolo de São Paulo, ficará fechada aos domingos e feriados para carros, das 10h às 18h. Vitrine da gestão Haddad (PT), a medida foi publicada no Diário Oficial do Município, via decreto, que circulou neste sábado (25).

No documento oficial, Haddad criou o programa “Ruas Abertas”, que, além da avenida Paulista, tornará outras ruas de São Paulo um espaço livre de lazer e cultura para pedestres e ciclistas -sempre aos domingos. A eficácia do programa será monitorada por um comitê formado por organizações da sociedade civil, segundo prevê o decreto municipal.

O primeiro teste drive de fechamento da avenida Paulista para carros foi feito no mesmo dia da inauguração da ciclovia na via, em 28 de junho do ano passado. No entanto, os sucessivos fechamentos dominicais para automóveis só ocorreram a partir do dia 18 de outubro, em razão de um embate entre a prefeitura e o Ministério Público.

Para a Promotoria, não havia clareza dos reais impactos que a abertura da Paulista acarretaria em hospitais, museus e no comércio local. Desde o início da abertura, os ônibus têm sido desviados para as avenidas paralelas (alameda Santos e rua São Carlos do Pinhal), assim como o trânsito de automóveis e motos. Moradores ou clientes de estabelecimentos tradicionais são autorizados a circular na avenida de carro para entrar e sair dos prédios. Foi o caso do clube Homs, entre a Brigadeiro Luís Antônio e a alameda Joaquim Eugênio de Lima, que recebeu uma faixa exclusiva -o que pôs fim à reclamação dos frequentadores.

APROVADA — Pesquisa Datafolha, realizada em fevereiro deste ano, radiografou a percepção da população em relação à iniciativa. Naquela ocasião, 61% dos moradores entrevistados da região defenderam a abertura da avenida, enquanto 35% mostraram-se contrários. De zero a dez, a decisão de impedir a circulação de carros recebeu nota média 8,2 dos entrevistados, segundo os quais o lazer (52%) foi apontado como a principal vantagem e o trânsito (38%) local, a maior desvantagem.