A Kia Motors apresentou a nova geração do utilitário esportivo estreia em duas versões, ambas equipadas com o motor 2.0 litros flex, capaz de entregar 167 cv abastecido com etanol. O câmbio é automático de seis velocidades. A versão de entrada (LX) tem preço sugerido de R$ 109.990 e a topo de linha (EX) custa R$ 134.990.

Os itens de série incluem ar-condicionado, direção elétrica, sensor crepuscular, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, seletor do modo de condução (Eco Drive / Sport / Normal) e piloto automático.

As versões se diferenciam em alguns equipamentos: enquanto a LX conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, a topo EX traz rodas de 19 polegadas. A central varia entre 5 e 7 polegadas, sendo que os bancos são em couro apenas na versão topo. As luzes auxiliares para neblina, bem como as lanternas traseiras, são de LED apenas na variante mais cara. A EX também conta com detector de ponto cego e assistente de tráfego (que identifica pessoas e carros na transversal), espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, paddle shifts para mudanças de marchas, aquecimento, setas integradas e teto solar duplo panorâmico

A topo ainda adiciona airbags laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, controle de frenagem em declives e assistente de partida em aclives. Outro destaque da versão EX é o assistente de tráfego cruzado, capaz de alertar, por exemplo, a aproximação de outro veículo quando o Sportage está saindo de ré de uma vaga de shopping ou mercado.

As medidas praticamente não sofreram alterações, são 40 milímetros a mais no comprimento, 30 milímetros a mais de altura e entre-eixos. No entanto, o porta-malas ganhou 128 litros, totalizando 868 litros. Aliás, espaço é o ponto forte do Sportage. Três passageiros adultos viajam sem problemas no banco traseiro. Sem mudanças no motor e pesando cerca 1.570 quilos (cerca de 100 kg a mais que o carro anterior), o novo Sportage é um carro comportado. O câmbio automático garante agilidade em uso urbano e a possibilidade de trocar as marchas manualmente ajuda.