Motoristas de táxi fazem nesta segunda (27) um grande protesto contra a entrada do aplicativo Uber em Curitiba e Região. Eles saíram do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, por volta das 8h30. Seguem para a Câmara Municipal de São José para agradecer a proibição do aplicativo. Logo em seguida, se encontraram com taxistas de Curitiba, passaram pela Justiça Federal, onde pediram apoio do Juiz Sérgio Moro contra o Uber e por fim para a Câmara Municipal de Curitiba para pedir que os vereadores proíbam o Uber na Capital. A segurança da Câmara foi reforçada por guardas municipais.

 

A Polícia Militar está em alerta para confrontos entre taxistas e motoristas do Uber desde o fim de semana, quando a “guerra” ficou mais acirrada. Só na sexta-feira (24) foram vários confrontos: um no Aeroporto Afonso Pena em São José e outro na Rua Mariano Torres, perto do Viaduto do Colorado. Houve também ameaça de confusão no Batel, onde um carro com um motorista dentro foi virado por taxistas rua Bispo São José.

No aeroporto, a confusão aconteceu por volta das 18 horas quando cerca de 30 taxistas cercaram um carro que seria conduzido por um motorista credenciado no aplicativo. Os seguranças do aeroporto evitaram que houvesse confusão e quando a Polícia Militar chegou o motorista do Uber foi liberado sem agressões. Mais tarde, por volta das 22 horas de sexta, taxistas e motoristas do Uber se enfrentaram em um posto de combustíveis na Rua Mariano Torres, perto do Viaduto do Colorado, região Central de Curitiba. Taxistas alegaram que um motorista do Uber teria apontado uma arma para a cabeça de um colega. No mesmo local, ameaçado, um motorista do Uber tentou atropelar rivais e acabou detido pela Polícia Militar.

Veja vídeo do confronto perto da rodoviária

Houve um registro também de confusão entre motorista do Uber e taxista perto do Círculo Militar, mas quando a polícia chegou já não havia mais nada.

Desde o último dia 18 de março o aplicativo Uber está operando em Curitiba. Sucesso cada vez maior no transporte de pessoas, a novidade tem revoltado os taxistas da Capital, que acusam o concorrente de ser pirata, ilegal e de estar acabando com uma profissão. A animosidade, contudo, tem aumentado, ao ponto de relatos de agressão se tornarem recorrentes, a exemplo do que ocorre em outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo informações apuradas por uma reportafem do Bem Paraná no dia 14 de junho, já teriam sido registrados cerca de 70 casos de agressão e ameaça contra os motoristas do Uber.