A Polícia Militar definiu o esquema de segurança para o jogo entre Coritiba e Atlético Paranaense, que acontecerá na noite de quarta-feira (29) no estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba. A escolta da torcida atleticana e dos times e os bloqueios de trânsito foram definidos com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, da Guarda Municipal, do Ministério Público, dos clubes e das torcidas organizadas.

O policiamento ficará sob a responsabilidade do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). No dia da partida, a atividade policial será reforçada em toda a cidade, principalmente nos eixos de transporte coletivo. A partir das 19h, o policiamento também será maior nas imediações do estádio.

Algumas questões como a hora da partida e o tempo frio nos fazem estimar que não haverá um público tão grande, mas estaremos preparados para garantir a segurança e a tranquilidade independente do número de pessoas que irão ao Couto Pereira, diz o subcomandante do 12º BPM, major Alex Erno Breunig.

Segundo o oficial da PM, já está programada a escolta dos dois times e da torcida atleticana, que sairá da Praça Afonso Botelho. Os torcedores do Coritiba irão diretamente para o estádio e os atleticanos que queiram ser acompanhados pela Polícia Militar até o Couto Pereira devem ir à praça, acrescenta Breunig. A partir das 13h, os atleticanos começarão a se reunir na praça.

Orientamos as pessoas para que cheguem cedo e evitem encontros com a torcida adversária. Pedimos também que venham em paz, diz o diretor da torcida organizada Fanáticos, Gilmar Alves de Lima. Pedimos para que os torcedores se mantenham longe das confusões e evitem qualquer tipo de atrito, diz Juliano Rodrigues, presidente da torcida Império Alviverde.

Ainda de acordo com o subcomandante do 12º BPM, algumas ruas próximas ao estádio estarão bloqueadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Iniciaremos a ação com bastante antecedência, principalmente na Rua Floriano Essenfelder, que é a entrada da torcida adversária. Não podemos deixar carros estacionados no local, pois eles dificultam a circulação dos torcedores, afirma Breunig.

O major acrescenta que quarta-feira é dia de novena no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ao lado do estádio, e que o fluxo de carros na região será maior. Programamos os bloqueios para tentar diminuir esses problemas, mas pedimos a todos que tenham paciência e sejam prudentes, acrescenta Breunig.

Na reunião também ficou acertada a escolta das torcidas e a participação de outros órgãos de segurança. A Guarda Municipal dará apoio nos terminais, ônibus do transporte coletivo e acompanhará os fiscais da Secretaria de Urbanismo, que farão uma ação contra a venda irregular de produtos nas imediações do estádio. A diretoria do Coritiba proibiu qualquer indumentária de torcida atleticana, sendo permitido, por enquanto, somente entrar com a camisa do time.

Breunig ressalta que a Polícia Militar atuará, além do entorno do estádio, nas praças da área central de Curitiba, nos eixos de deslocamentos de torcedores, terminais de ônibus e estações tubo nas proximidades do Couto Pereira. Qualquer ocorrência registrada a até cinco quilômetros do local do jogo será encaminhada para a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe).

EQUIPES

O esquema de segurança será coordenado pelo 12º BPM e contará com o apoio do 13º BPM, 20º BPM e 23º BPM, Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), além da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Urbanismo, Urbs (Urbanização de Curitiba), Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), do Jecrim (Juizado Especial Criminal), do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Polícia Civil.

Alguns cruzamentos nas proximidades do estádio estarão bloqueados:

Ruas Ubaldino do Amaral com Amâncio Moro

Ruas Mauá com Dr. Muller

Ruas Barão de Guaraúna com Augusto Severo

Ruas Simão Bolívar com Augusto Severo

Ruas Floriano Essenfelder com Alberto Bolliger

Ruas Mauá com Itupava

Ruas 21 de Abril com Floriano Essenfelder

Ruas Ubaldino do Amaral com Floriano Essenfelder

Ruas Pedro R. de Moura com Augusto Severo

Ruas 21 de Abril com Itupava