Na sexta-feira (1), o Museu Paranaense, em parceria com a Fundação Japão São Paulo e com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, apresenta a mostra O Espírito do Budô: a História das Artes Marciais no Japão. A exposição reúne diversas peças importantes do acervo da Fundação Japão, como armaduras antigas utilizadas pelos guerreiros samurais, capacetes de diversos tamanhos e formas, espadas, lanças, arco e flecha, além de exibir peças contemporâneas utilizadas pelos praticantes de artes marciais. A entrada é gratuita.

A exposição propõe uma breve história das artes marciais japonesas e foi planejada e produzida sob um panorama de forte interesse pela cultura das artes marciais do Japão no exterior. Divide-se em dois módulos. No primeiro, reproduções e originais de armas antigas – arco e flecha, espadas, lanças e afins. Armaduras de alto valor histórico, capacetes e demais objetos utilizados pelos antigos guerreiros samurais – apresentam a evolução das artes marciais no Japão.

No segundo módulo, o visitante tem a oportunidade de conhecer melhor a filosofia das artes marciais japonesas, da reorganização do Bujutsu (tradicionais técnicas de combate) em Budô (Bu significa espírito do samurai e Do significa caminho) nos séculos XIX e XX, à incorporação do espírito das artes marciais pelos japoneses do século XXI.

São apresentados vestuário típico e objetos utilizados para prática das diversas artes marciais, como o judô, kendô (arte marcial com espada de bambu), kyudô (arte marcial com arco e flecha), karatedô, sumô, naginata (arte que utiliza arma antiga de madeira), shorinji kempo (arte com movimentos precisos e roupa típica), aikidô e jukendô (arte que utiliza rifle de madeira). Para os japoneses, o peso da tradição recai sobre vários aspectos do cotidiano. O termo Bu (espírito do samurai) possui forte conexão com a cultura japonesa, sendo também incorporado pela cultura popular. O Espírito do Budô é basicamente a essência do caminho para incorporar esse espírito de samurai, não somente nas artes marciais, mas em outros aspectos da existência humana. O estudo deste conceito permite o alcance de uma compreensão mais profunda e significativa do Japão e do seu povo.

Serviço: Exposição O Espírito do Budô: a História das Artes Marciais no Japão

Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba)

Período expositivo: de 1º de julho a 24 de julho

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Entrada gratuita

Telefone: (41) 3304-3300

www.museuparanaense.pr.gov.br