A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) receberam nesta segunda-feira (27) os mapeamentos, feitos por radar de máxima precisão, das áreas do Litoral do Paraná sujeitas a desastres.

O mapeamento, o mais completo já realizado no Litoral do estado, irá auxiliar na prevenção de riscos e desastres e também na regularização de terras e no planejamento socioeconômico e ambiental do Litoral.

Foram mapeados 2.134,56 mil quilômetros quadrados, abrangendo Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Paranaguá, até a Ilha do Mel, Antonina e Morretes, em uma escala de 1 para 10.000.

O trabalho integra o Programa de Fortalecimento na Gestão de Riscos e Desastres, dentro do Projeto Multissetorial da Secretaria de Planejamento, que conta com recursos do Banco Mundial. É uma demonstração do interesse do Governo do Estado

em investir em tecnologia para que as decisões relacionadas ao meio ambiente sejam as mais acertadas possíveis disse o secretario estadual do Meio Ambiente, Paulino Mexia.

MAPEAMENTO

Em novembro de 2015 uma aeronave com sensor desenvolvido pela empresa Bradar, vencedora da licitação e que faz parte do grupo Embraer, sobrevoou as áreas indicadas captando as imagens da área litorânea. O radar utilizado possibilita o mapeamento de locais, mesmo com nuvens ou chuva, sem comprometer a qualidade das imagens.

O trabalho é muito importante pela qualidade dos produtos deste mapeamento disse o presidente do ITCG, Amílcar Cabral. De acordo ele, havia muita dificuldade no mapeamento da área litorânea paranaense por causa do tempo na região e pela grande quantidade de nuvens.

O mapeamento ultrapassa a barreira das copas das árvores da floresta, fornecendo informações do terreno, como as características de uso do solo, áreas urbanas, muros e cercas, áreas alagadas, estradas não pavimentadas e outros dados importantes para análises técnicas.