Atualmente as crianças e adolescentes se envolvem com diversas opções de atrativos e acabam se esquecendo das obrigações escolares. Quando as obrigações escolares não são cumpridas, o aluno compromete sua aprendizagem não conseguindo atingir uma média legal. Para muitos, a recuperação é castigo de professor e uma forma de prendê-los na escola, mas, na verdade a recuperação é uma chance de esclarecer dúvidas com o professor, aprender o que foi deixado passar e de ter uma nova avaliação a fim de poder passar de ano.

É um momento de estudo específico para estudar somente as matérias que foram de difícil entendimento. Embora existam dois métodos de recuperação, o contínuo (que acontece durante o período letivo, geralmente no contraturno) e o paralelo (aplicado no fim do semestre ou do ano).

Nesta etapa de recuperação é comum que os alunos recebem um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual. Nesta recuperação semestral, o aluno pode conseguir trabalhar melhor os conteúdos e, dependendo do desempenho, escapar de recuperação de fim de ano.

Apesar de parecer ruim, a recuperação pode ser uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o período letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. Especialistas na área de educação afirmam que a recuperação é uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no semestre. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar e garantir o próximo semestre com notas melhores.

Aqui no Brasil, a visão negativa sobre a recuperação é muito forte. Mas ela deve ser encarada como uma oportunidade de melhoria, uma nova chance de aprender aquilo que passou. Cada um tem o seu ritmo e nem todos utilizam as mesmas estratégias cognitivas durante esse processo, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

APOIO DA FAMÍLIA É ESSENCIAL NESSA HORA
Para que o aluno consiga se sair bem, escola e família precisam fazer um esforço conjunto em busca da melhor solução possível. Como o jovem tem necessidade se sentir seguro e acolhido para que a resposta na aprendizagem seja positiva, o momento não pode envolver brigas ou punições.

Todos têm sua parcela de culpa, mas o foco é o estudo. O aluno deve deixar um pouco de lado o lazer e as brincadeiras para rever os conteúdos abordados em sala, pesquisar, fazer atividades, lições e até mesmo participar de grupos de estudos, conta Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

Enquanto cabe à família assegurar que o aluno revise e estude as matérias em casa, além de acompanhar todo o processo junto à escola – até mesmo para verificar se ela ofereceu todo o suporte necessário para o estudante, a instituição precisa checar se o aluno ficou em recuperação por falta de comprometimento com os estudos ou se ele possui alguma dificuldade na disciplina. A escola precisa contar com um atendimento diferenciado para esse jovem e ainda investigar se ele possui alguma dificuldade de aprendizagem, como dislexia e déficit de atenção, que podem comprometer o rendimento escolar.


COMO SOBREVIVER À RECUPERAÇÃO NA ESCOLA

1) A importância das aulas
Para manter a motivação e não perder o foco, pense em quão importantes essas aulas são. Você precisa delas para passar de ano e conseguir atingir as notas e exigências das matérias da próxima série ou da faculdade.
 
2) Durma bem
Não fique acordado até mais tarde nos dias anteriores às aulas. Durma bem e o suficiente para que sua concentração possa estar em boa forma no dia seguinte.
 
3) Café da manhã completo
Se você estiver com fome e sem energia durante as aulas e provas, será difícil de concentrar e a sensação de que o tempo não passa será maior. Coma frutas, cereais e iogurtes. Evite refeições a base de açúcar, por exemplo, pão branco com geleia ou outro creme doce, eles não oferecem energia suficiente e podem engordar.
 
4) Seja educado
Se você está de recuperação no fim do ano, não coloque toda a sua frustração em cima de funcionários e professores da escola. Eles estão lá para ajudá-lo e devem ser respeitados.

5) Faça todas as lições de casa
Se você deixar de fazer as lições de casa, será mais difícil de aprender as matérias que teve dificuldade e seu professor vai reclamar. Mostre que está se esforçando e com certeza as suas notas irão aumentar.
 
6) Pare de reclamar
Dizer o tempo todo que isso é uma droga, para que tenho que aprender? não vai fazer você passar de ano, mas sim deixá-lo mais desmotivado e deprimido. Pare de reclamar e se preocupar com as coisas erradas e concentre-se naquilo que pode (e deve) ser feito.
 
7) Música
Muitas pessoas conseguem se concentrar melhor quando escutam música. Se esse é seu caso e, principalmente, se seu professor permitir, traga seu mp3 ou outro aparelho portátil e escute músicas enquanto estiver estudando sozinho ou o professor não estiver explicando a matéria.
 
8) Não se distraia
A falta de concentração é uma das piores inimigas da recuperação. Se você se distrair durante as explicações e não manter o foco durante os exercícios todo o tempo investido para a recuperação será perdido e você não conseguirá alcançar as metas exigidas.