MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Cotada para ser vice na chapa presidencial de Hillary Clinton, a senadora Elizabeth Warren fez sua primeira aparição num evento da virtual candidata democrata nesta segunda (27).
Warren estava entre os poucos senadores do Partido Democrata que ainda não haviam declarado apoio a Hillary, embora seu nome seja citado há tempos como possível vice.
O endosso de Warren não poderia ter sido mais eloquente. Vestida quase no mesmo tom azul da virtual candidata, a senadora levantou o público de um comício em Cincinatti (Ohio, no meio-oeste americano), exaltando as qualidades de Hillary para ser presidente e disparando chumbo grosso contra o bilionário Donald Trump, provável rival republicano nas eleições de novembro.
“Donald Trump diz que ele fará a América grande novamente “, disse Warren. “Eu pergunto, para quem exatamente? Para famílias que não viajam para a Escócia para jogar golfe?”.
Ícone da esquerda, Warren é mais alinhada ideologicamente ao senador Bernie Sanders, que concorre com Hillary à candidatura democrata à Presidência e já não tem chances de ganhar. Mas, no comício em Cincinatti, a senadora deixou claro: “Estou com ela”, e chegou a puxar o coro, “Hillary, Hillary”.
Warren já havia indiretamente aderido à campanha de Hillary nas últimas semanas, com ataques constantes a Trump. Em seu discurso, continuou no mesmo tom, repetindo o bordão “inseguro e pequeno pão-duro” para se referir ao magnata. E não deixou de lado uma de suas principais bandeiras, assim como de Sanders: a oposição ao poder político excessivo dos bancos e do mercado financeiro.
“Donald Trump acredita que os coitadinhos dos banqueiros de Wall Street precisam ficar livres para fraudar quem eles quiserem”, afirmou. “Hillary Clinton acredita que precisamos de regras fortes para evitar uma nova crise financeira. Sim, a Hillary luta por nós. Donald Trump trapaceia seus empregados e quer abolir o salário mínimo”.
A seu lado, Hillary parecia feliz em entregar a outro peso-pesado do partido o trabalho sujo de atacar Trump. “Eu amo como ela pega no pé do Donald Trump”, disse Hillary, sorridente.
CHAPA IMPROVÁVEL
A possibilidade de uma chapa 100% feminina anima parte das feministas e o público de esquerda, mas políticos e analistas a consideram improvável.
Além de faltar química entre as duas, apontam, duas mulheres na chapa pode ser demais para conservadores indecisos, e Warren não traria nenhuma grande vantagem estratégica para conquistar eleitorados importantes, como os latinos e negros, embora pudesse atrair jovens fãs de Bernie Sanders.
Em resposta à estreia oficial da senadora na campanha, Trump disse que Warren é “a menos produtiva” no Senado e a acusou de trair seus valores ao apoiar Hillary, apesar de seus laços com Wall Street.
“Esta triste tentativa de bajular a ala do Sanders é mais um exemplo do típico cálculo dos políticos de Washington”, disse Trump num comunicado. A quatro meses da eleição, Hillary tem uma vantagem de quase sete pontos sobre Trump na média de pesquisas feita pelo site Real Clear Politics -46,4% a 39,6%.