SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A gigante de móveis sueca Ikea convocou nesta terça-feira (28) um recall de 29 milhões de cômodas nos Estados Unidos e no Canadá após as mortes de pelo menos seis crianças desde 1989. As mortes ocorreram após o móvel cair em cima das crianças.
“Ikea Estados Unidos e Ikea Canadá vão lançar um recall local de cômodas da linha Malm apenas na América do Norte”, afirmou um porta-voz do grupo à AFP.
“As cômodas satisfazem as obrigações de estabilidade em todos os mercados onde são vendidas”, acrescentou o representante, destacando que as cômodas são seguras se estiverem afixadas às paredes.
Em comunicado, a Ikea afirmou que os consumidores deveriam parar “imediatamente” de usar qualquer cômoda que esteja no recall e não esteja apropriadamente fixada na parede. A empresa pediu ainda que o móvel seja colocado em uma área à qual as crianças não tenham acesso.
Em março, a Ikea foi informada da morte de um menino, após outras cinco mortes desde 1989, todas nos Estados Unidos. “Nenhuma dessas cômodas estava afixada à parede, segundo as informações que temos”, apesar de o manual de instrução indicar o procedimento, afirmou o porta-voz.
Na segunda-feira, a imprensa americana publicou o depoimento da mãe de um menino que morreu após tentar subir em uma dessas cômodas. Em julho de 2015, o Ikea já havia feito uma campanha para que os donos desses móveis fixassem as cômodas nas paredes.
A companhia afirmou ter vendido mais de 147 milhões de cômodas no mundo nos últimos 13 anos, mais da metade (78 milhões) da linha Malm.