O espumante Poty Lazzarotto brut, da Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, foi premiado com medalha de prata pelo VIII Brazil Wine Challenge, que reuniu em Bento Gonçalves (RS) 53 especialistas nacionais e internacionais para avaliarem 623 amostras de vinhos e espumantes de 17 países.  Ao todo foram entregues 187 medalhas, sendo quatro grande ouro, 113 ouro e 70 prata. Os rótulos brasileiros receberam 114 medalhas.

Elaborado pelo método champenoise com uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%), de vinhedo próprio da Araucária, o Poty brut é um vinho espumante maduro e complexo. Versátil, ele pode ser servido antes das refeições, ou acompanhando entradas, saladas, quiches, pratos de sabor leve e delicado, como peixes e frutos do mar. É especialmente indicado para acompanhar aves de caça como perdizes.

Para os enólogos Anderson Schmitz e Marcos Vian, sócios da Vinícola Araucária, a premiação já comprova a diferenciação e o posicionamento do Poty Lazzarotto brut na elite dos espumantes brasileiros e também estrangeiros que participaram do concurso. Além disso, é o reconhecimento da qualidade dos vinhos e espumantes da Vinícola Araucária, avaliados por especialistas internacionais. 

Vian e Schmitz explicam que para a vitivinicultura paranaense, o prêmio obtido pelo Poty brut significa colocar novamente o Estado do Paraná e a Região Metropolitana de Curitiba no circuito das melhores regiões brasileiras para elaboração de vinhos.

Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega, de 7 a 10 de junho, o Brazil Wine Challenge é o único concurso brasileiro com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Foram ao todo 12 horas de degustações. Os seis júris, formados por cinco especialistas cada, além do presidente da mesa, provaram vinhos, espumantes, vinhos licorosos e destilados.