Em Curitiba, muitos jovens estão tendo a possibilidade de acesso à cultura graças ao projeto Crescer com Arte, Palco e Escola, desenvolvido pelo grupo Pé no Palco e que atualmente atende 60 jovens de escolas públicas de Curitiba. Na tarde de ontem, inclusive, quem passou pela região da Boca Maldita pôde apreciar um pouco desse trabalho. Os estudantes fizeram uma apresentação no calçadão.
De acordo com Giselle Lima, coordenadora da iniciativa, o projeto visa oportunizar o acesso à arte e à cultura através do teatro para pessoas que não teriam condições de pagar por isso. O foco está no desenvolvimento humano, em usar a arte como ferramenta de educação, de cidadania. Antes de transformá-los em atores e atrizes queremos a formação humana, formar pessoas do bem, que saibam apreciar a arte, afirma.
Mantido através de leis de incentivo, o projeto depende do apoio e da parceria de pessoas físicas e jurídicas (empresas) para ser mantido. Já atendemos mais de 200 alunos, mas também tem ano em que atendemos 30. Tudo depende do recurso de temos, porque tem gasto com material, lanche, recursos humanos, afirma Giselle, explicando ainda que são oferecidas duas aulas na semana. Mas nos outros dias os que podem aparecem e ficam por aqui usando o espaço de alguma forma. Quanto mais eles estiverem conosco, menos vulneráeis ficam e se mantém ocupados com coisas criativas, produtivas e boas.
No próximo domingo, quem quiser conhecer o trabalho dos alunos mais de perto pode ir até o Espaço Cultural, que fica na Rua Conselheiro Dantas, 20, no Rebouças. A partir das 11 horas acontecerão três apresentações, sendo duas delas escritas pelo aluno Gabriel Martins Grophovski. Já quem quiser participar do projeto deve entrar em contato com o grupo e declarar o interesse para entrar na fila de espera.