O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou nesta quarta-feira (29) uma operação que apura a existência de uma organização criminosa no segmento de concessão de transporte coletivo urbano. Durante todo o dia, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu seis mandados de prisão, 29 conduções coercitivas e 53 ordens de busca e apreensão em empresas e residências, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Guarapuava.

Embora o foco da investigação seja o transporte coletivo de Guarapuava e Maringá, as empresas investigadas no interior, teriam ligações com o transporte coletivo de Curitiba.

O cumprimento das medidas aconteceu em Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba, no Paraná, bem como em cidades de Santa Catarina e São Paulo e também no Distrito Federal. Os suspeitos foram detidos preventivamente e não há prazo para soltura. 

A investigação também investiga fraudes a licitações, corrupção ativa e crimes contra a ordem econômica. A apuração teve início em 2013, e indica que integrantes de empresas de engenharia, advogados e representantes de empresas de ônibus formariam o grupo criminoso, que age desde 2009, pelo menos, aliciando agentes públicos para conseguir formas de remunerar ilicitamente, com dinheiro público, a organização das fraudes concorrenciais.