O Governo do Estado determinou ontem a suspensão preventiva do cultivo, extração, pesca, venda e consumo de todos os moluscos bivalves procedentes do litoral paranaense. A medida vale apenas para ostras, mexilhões/mariscos, berbigões e vieiras e não atinge peixes, camarões e outros frutos do mar. 

O motivo é a confirmação da ocorrência do fenômeno maré vermelha nas baías de Paranaguá e Guaratuba, o que aumenta o risco de contaminação generalizada desses frutos do mar. A decisão foi tomada pelas equipes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), após laudo laboratorial que confirmou a presença de microalgas e toxinas nocivas à saúde humana em amostras de água e ostras.
A maré vermelha se caracteriza pela concentração de algas que liberam toxinas no meio aquático. Essas substâncias são prejudiciais à saúde, podendo causar episódios de diarreia, vômito e dor abdominal. A intoxicação se dá através do consumo de animais marinhos contaminados, em especial os moluscos bivalves, considerados filtradores do mar.
A orientação é que o consumidor fique atento e busque informações sobre a procedência dos frutos do mar que pretende adquirir. É importante saber de onde veio cada produto, pois a proibição só vale para ostras e demais molucos bivalves oriundos do nosso Litoral, afirmou o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana.