O Coritiba venceu por 1 a 0 o Atlético Paranaense, nessa quarta-feira (dia 29) à noite, no Couto Pereira, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa deixou a zona de rebaixamento. Agora é o 16º colocado, com 13 pontos. A equipe rubro-negra está na 9ª posição, com 17 pontos.

O jogo teve a estreia do turco Colin Kazim-Richards, que entrou aos 18 minutos do 2º tempo. E foi dele o gol da vitória, aos 35 minutos do 2º tempo, aproveitando escanteio de Juan e desvio de Edinho.

O resultado encerrou um jejum de quatro jogos sem vitórias do Coritiba (vinha de três empates e uma derrota). Já o Atlético estava há três rodadas sem perder.

HISTÓRIA
No total dos confrontos, desde 1924, agora são 130 vitórias do Coritiba, 104 do Atlético e 98 empates.

TÉCNICOS
Esse foi o 7º jogo do técnico Pachequinho no comando do Coritiba. Agora ele soma 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

O técnico Paulo Autuori completou 27 jogos no comando do Atlético, agora com 13 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.

ARBITRAGEM
Durante o clássico, o Atlético reclamou de três lances. Aos 27 minutos do 1º tempo, pediu pênalti do goleiro Wilson, que saltou e dividiu com Deivid. Outro lance foi uma falta violenta de João Paulo, que levou amarelo ao atingir Otávio, mas merecia vermelho, segundo os atleticanos. Aos 10 do 2º, Kleber estava na barreira e bloqueou o chute com a mão. Ou seja, mais um pênalti, segundo o Atlético.

ESCALAÇÕES
O Coritiba não tinha Alan Santos, Benítez, Ceará e González, todos em recuperação. O técnico Pachequinho estava suspenso. O auxiliar Márcio Goiano ficou no banco orientando os atletas. Os únicos desfalques no Atlético eram o volante Hernani e o zagueiro Cleberson. Os dois times usaram o esquema tático 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O 1º tempo foi mais brigado que jogado. Foram 12 faltas do Coxa e 4 do Atlético. E muitos lances violentos. O Coxa criou três boas jogadas em passes rápidos de Ruy e Juan. Pelo Atlético, os melhores momentos foram em dribles de Léo e Sidcley.

No 1º tempo, o Coxa teve 50,3% de posse de bola, 6 finalizações (1 certa), 88% de precisão nos passes e 4 escanteios. O Atlético somou 4 finalizações (nenhuma certa), 80% nos passes e nenhum escanteio.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Leandro foi substituído por Iago. O 2º tempo foi mais jogado que brigado. O Atlético avançou e equilibrou o jogo, passando a contar com boas jogadas de Nikão. O Coritiba trabalhou menos a bola no meio-campo e passou a abusar dos lançamentos e cruzamentos.

Aos 18, Kazim entrou no lugar de Ruy. O turco ficou como centroavante. Kleber recuou e passou a jogar como meia-atacante. O Atlético trocou aos 25, com a saída de Pablo e a entrada de Marcos Guilherme. Aos 27, saiu André Lima e entrou Walter.

O gol do Coxa saiu aos 35, em escanteio de Juan, desvio de Edinho e cabeceio de Colin. O Atlético aumentou a pressão, mas pouco criou.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coxa teve 48% de posse de bola, 12 finalizações (3 certas), 88% de precisão nos passes e 7 escanteios. O Atlético somou 8 finalizações (2 certas), 82% nos passes e 3 escanteios. O jogo terminou com 37 faltas (22 do Coxa e 15 do Atlético). Os dados são do Footstats.

CORITIBA 1 x 0 ATLÉTICO
Coritiba: Wilson; Dodô, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Ruy (Kazim), Juan (Amaral) e Leandro (Iago); Kleber. Técnico: Pachequinho
Atlético: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio (João Pedro), Deivid, Nikão, Vinícius e Pablo (Marcos Guilherme); André Lima (Walter). Técnico: Paulo Autuori
Gol: Kazim (35-1º)
Cartões amarelos: João Paulo, Leandro (C). Pablo, Deivid (A).
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Público: 12.861 pagantes (13.869 total)
Renda: R$ 301.230,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
13 – Ruy toca para Kleber, na área. Ele perde o controle da bola e Paulo André desarma.
14 – Boa troca de passes. Juan dá belo toque para Leandro, na área. Ele chuta cruzado. Weverton segura.
15 – Léo cruza. André Lima cabeceia perto, ao lado.
19 – João Paulo chuta forte, de longe. A bola vai ao lado do gol.
22 – Ruy lança. Leandro entra nas costas da defesa. Impedimento.
27 – Lançamento para a área. Wilson voa para chutar a bola e colide com Deivid, que cai na área. O Atlético pede pênalti.
33 – Falta de longa distância. Nikão bate forte. A bola passa perto, sobre o gol.
37 – Carlinhos parte em contra-ataque e cruza rasteiro. Ruy entra livre, mas fura o chute.
39 – Kleber recebe na meia-lua, gira e chuta ao lado do gol.

Segundo tempo
2 – Ruy chuta de fora da área. A bola vai para fora.
3 – Sidcley cruza. Nikão chuta. Wilson espalma.
10 – Sidcley sofre falta na meia-lua. Vinícius bate na barreira. O Atlético pede pênalti, por toque de mão de Kleber.
19 – Kazim recebe na área e chuta cruzado. Weverton segura.
22 – Sidcley invade a área e cruza rasteiro. Wilson manda para escanteio.
32 – Iago cruza rasteiro. Na área, João Paulo chuta de primeira. A zaga desvia para escanteio.
35 – Gol do Coritiba. Juan bate escanteio. Edinho desvia e Kazim, livre, cabeceia.