Vinte e duas pessoas foram presas durante a Operação Jirau, desencadeada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e pela Polícia Civil de Dois Vizinhos, com o intuito de reprimir o tráfico de drogas no município. A operação chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (30), após 60 dias de investigação. Carros, drogas, armas e munições foram apreendidos durante a ação policial. 

Foram cumpridos 20 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão em diversos bairros de Dois Vizinhos, além da cidade de Foz do Iguaçu. Das 22 pessoas presas na operação, oito delas foram presas em flagrante, sendo cinco por posse ilegal de arma de fogo e três por tráfico de drogas – como os demais. 

No decorrer da operação foram apreendidas quatro armas de fogo, diversas munições, 11 quilos  de maconha, porções de crack e cocaína – prontas para a serem comercializadas -, além das drogas e armas, seis carros e quatro motocicletas também foram apreendidos nesta manhã. 

O delegado da Denarc, Inovei Oscar da Silva, afirma que as investigações iniciaram por meio de denúncias anônimas realizadas pela população. Através dessa operação foi possível retirar de circulação um número considerável de pessoas que contribuíam com o tráfico de drogas na cidade, além de fomentarem outros crimes ocorridos na cidade, ressalta o delegado.

Mais de 100 policiais e 40 viaturas foram movimentadas para este trabalho. A operação contou com o apoio da Divisão Policial do Interior (DPI), do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Polícia Civil de Francisco Beltrão e Pato Branco, bem como com a Polícia Militar de Dois Vizinhos por meio da P2.

O nome da operação é uma alusão a colonização do município de Dois Vizinhos que se deu por caçadores que faziam cabanas altas aguardando a caça passar para o ataque.