O Coritiba ganhou o clássico da última quarta-feira (dia 29) com sua principal arma: a bola parada. Contra o Atlético, o meia Juan bateu escanteio, o volante Edinho desviou na primeira trave e o atacante turco Kazim cabeceou para marcar o gol. Esse foi o sexto gol de cabeça do time no Brasileirão 2016. E o sétimo em jogada de bola parada na competição.

Entre os 20 times do Brasileirão, o Coritiba lidera o ranking de gols de cabeça, com esses seis gols, seguido por São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Grêmio, todos com cinco gols. O Coxa também está em primeiro lugar no ranking de gols de bola parada, empatado com o Palmeiras, ambos com sete.

Os seis gols de cabeça do Coritiba foram marcados por seis diferentes jogadores: os zagueiros Rafael Marques, Juninho e Luccas Claro, os volantes Alan Santos e João Paulo e o atacante Kazim. Desses seis gols, cinco tiveram origem na bola parada. O único com a bola rolando foi um cruzamento do meia Ruy para Juninho cabecear – na derrota por 4 a 3 para a Chapecoense.

O único gol de bola parada que não terminou com uma finalização de cabeça foi do zagueiro Nery Bareiro, no empate com o Internacional.

Dos sete gols de bola parada do Coxa, cinco tiveram origem em cobranças de escanteio, um em cobrança de falta e um em cobrança de lateral. O especialista nessa jogada é Juan, que foi responsável pela cobrança que originou cinco desses gols. As outras duas foram dos meias González e Ruy.

GOLS DE CABEÇA
Coritiba……..6
São Paulo…….5
Palmeiras…….5
Flamengo……..5
Grêmio……….5

BOLA PARADA
Coritiba……..7
Palmeiras…….7
São Paulo…….6
Chapecoense…..6
Atlético-PR…..5