O prefeito Gustavo Fruet inaugurou nesta sexta-feira (1), no Cajuru, o primeiro Calçadão de Bairro de Curitiba, localizado na Av. Florianópolis, entre as ruas Eng. Costa Barros e Aracaju.

Estamos entregando uma estrutura que se alia a outras importantes na via, como a estação da sustentabilidade e a academia ao ar livre. Esse tipo de espaço traz um sentimento de pertencimento à cidade, e as pessoas podem ocupá-lo como ponto de convergência das famílias e da comunidade, um local de convívio e alegria. É uma iniciativa em que todos ganham, uma demonstração de transparência da parceria do setor público com a iniciativa privada, destacou Fruet.

A obra, no valor de R$ 280 mil, foi realizada pela rede de supermercados Condor como medida compensatória pela ampliação da loja no bairro Cajuru. Estamos presentes na região há mais de 30 anos e é muito importante contribuir com essa comunidade. Esse espaço construído em parceria com a Prefeitura vai trazer mais qualidade de vida e segurança para os moradores locais, disse a diretor de marketing do Condor, Elaine Munhoz.

Projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o calçadão tem cerca de 2 mil metros quadrados, com iluminação reforçada com 26 postes, arborização, paraciclos, rampas de acessibilidade, bancos, luminárias e travessias elevadas para a passagem de pedestres. Estamos trazendo o calçadão para um bairro distante do centro. Devemos implantar um calçadão por regional, os quais serão espaços de convivência e lazer para que as pessoas possam usufruir da cidade, afirmou o presidente do Ippuc, Sérgio Pires.

Os moradores do Cajuru aprovaram a novidade. As pessoas aqui no bairro gostam muito de se reunir e por isso estamos muito felizes com a chegada do Calçadão do Cajuru. Ele será um ponto de encontro para a comunidade bater papo, tomar um chimarrão, um café, vir no final de tarde com a família. No futuro, poderia ser também um espaço para apresentações culturais, diz Maria Aparecida Seme, moradora do bairro há 40 anos.

As demais administrações regionais já estão conversando com suas respectivas comunidades para definir locais para a implantação de novos calçadões dos bairros em Curitiba.