O processo de licitação para a locação de 200 veículos para a Polícia Militar será aberto no próximo dia 12. Na modalidade pregão eletrônico, a licitação será para alugar automóveis modelo Sedan, de porte médio, já plotados, com giroflex, radiocomunicador digital e sistema de localização, que permitirá acompanhar em tempo real o deslocamento de cada viatura. Os veículos vão atuar especificamente no patrulhamento para coibir crimes contra o patrimônio – na primeira etapa serão distribuídos para Curitiba e Região Metropolitana. Em um segundo momento, a intenção é amplia a ação para o interior do Estado.

O custo é de até R$ 13 milhões ao ano para o processo válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações pelo pregão eletrônico nº 284/2016, disponível em www.comprasparana.pr.gov.br.

Outra licitação que está em fase de finalização no trâmite interno na Secretaria da Segurança Pública é a da compra de mil viaturas, modelo SUV, para atender as polícias Civil e Militar de todo o Paraná.

CRIMES PATRIMONIAIS

Relatório estatístico criminal da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, datado de maio deste ano, mostra que houve crescimento dos crimes contra o patrimônio – compostos principalmente por furto e roubo – no primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o acréscimo foi de 11,6% no Paraná, passando de 74.933 ocorrências em 2015 para 83.628 em 2016.