RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Após parcelar o salário de maio dos servidores e aposentados do Estado, o governo do Rio anunciou nesta sexta (1º) que irá pagar a segunda parcela na próxima segunda-feira (4).
“Com a chegada dos recursos do governo federal, nesta sexta-feira, o governo do Rio pôde remanejar verbas do orçamento e pagar a parcela restante da folha de maio ao funcionalismo e pensionistas”, afirmou a administração, em nota oficial.
A verba federal, de R$ 2,9 bilhões, foi liberada após o governo do Rio decretar estado de calamidade pública nas finanças do Estado. O Planalto determinou, no entanto, que o dinheiro teria de ser usado exclusivamente na segurança pública.
Os sistemáticos atrasos no pagamento do funcionalismo fluminense fazem o governo do Rio enfrentar uma série de protestos quase diários, em frente ao Palácio Guanabara e mesmo à residência do governador interino, Francisco Dornelles.
MP ADVERTE GOVERNO
Sem dinheiro para pagar os servidores, o Estado recomendou aos trabalhadores que usassem empréstimos consignados oferecido por bancos, que seriam pagos com desconto direto no contracheque dos trabalhadores.
O governo do Rio, no entanto, descontou de seus funcionários o valor referente aos empréstimos consignados, mas não repassou essas quantias aos bancos, que acabaram incluindo os nomes dos servidores que pegaram empréstimos em serviços de restrição de crédito como Serasa e SPC.
Isto levou o Ministério Público do Rio a fazer uma recomendação judicial para que os bancos providenciem, em até 72 horas, “a exclusão, de todo e qualquer cadastro dos serviços de proteção ao crédito, dos nomes dos devedores servidores públicos que comprovadamente tiveram os valores devidos descontados pelo Estado do Rio de Janeiro de suas fichas financeiras”.
O MP também determinou que o secretário de planejamento do Estado instaure um procedimento administrativo em até 24 horas, para “apurar a prática” noticiada.