Arábia Saudita — Três ataques terroristas se abateram sobre a Arábia Saudita na noite de segunda-feira, gerando temores de um ataque coordenado a um dos principais aliados do Ocidente no Golfo Pérsico. Na pior delas, um homem bomba se explodiu do lado de fora da mesquita onde está enterrado o profeta Maomé, matando quatro oficiais e deixando outros cinco feridos. Outras duas explosões foram registradas no mesmo dia em cidades diferentes do país: uma próxima a uma mesquita xiita e outra na frente do consulado dos Estados Unidos no país. Milhões de muçulmanos convergem à Medina todos os anos e passam pela mesquita alvejada. Segundo as autoridades, o homem se explodiu em um estacionamento após perceber que os guardas do local haviam levantado suspeitas sobre ele. Diversos carros pegaram fogo por causa da explosão. Nenhum grupo assumiu a autoria de qualquer um dos ataques. A mesquita do profeta Maomé estava lotada no final da tarde de ontem, no penúltimo dia do Ramadã, que se encerra hoje. Qari Ziyaad Patel, um sul-africano de 36 anos, estava no local quando ouviu a explosão. Muitos acreditavam que esse era o barulho dos canhões que são utilizados para celebrar a ocasião, mas ele estranhou.

Contagem
Iraque — O número de mortos no ataque suicida realizado no centro de Bagdá, capital do Iraque, chegou a 175, de acordo com autoridades locais. Além das vítimas fatais, quase 200 pessoas foram feridas. A informação quanto ao número de vítimas segue conflitante, com 215 casualidades reportadas pela CNN. O ataque, um dos piores em 13 anos de conflito no país, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, e ocorreu durante o feriado de Eid al-Fitr, que marca o final do mês de Ramadã. Ele demonstra também a capacidade dos terroristas de lançar ataques para além do fronte de combate.

Sucessão
Reino Unido — A Secretária do Interior, Theresa May, saiu na frente na primeira rodada do processo que definirá o sucessor do primeiro-ministro David Cameron. Em votação realizada na segunda-feira, ela recebeu o voto de 165 parlamentares do Partido Conservador. Theresa teve mais que o dobro dos votos da segunda colocada, a ministra de Energia Andrea Leadsom. Liam Fox, ex-secretário de Defesa, saiu da disputa ao receber apenas 16 votos. Michael Gove, Secretário de Justiça, chegou em terceiro lugar, com 48 votos. Stephen Crebb, secretário de Trabalho e Pensões, recebeu 34 votos.

Reforma
França — O governo da França utilizou novamente poderes especiais previstos na Constituição para aprovar uma polêmica lei trabalhista na Assembleia Nacional, após fracassar em angariar os votos de parlamentares socialistas descontentes com o projeto. O primeiro-ministro Manuel Valls invocou o Artigo 49 da Constituição antes da votação da Câmara, o que significa que a lei é considerada como aprovada pelo Parlamento mesmo sem nunca ter sido votada. É a segunda vez que Valls utiliza o dispositivo sobre a mesma lei trabalhista, que dá às empresas maiores poderes para contornar sindicatos.

Mercosul
Paraguai — Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, da Argentina, do Paraguai e Uruguai vão se reunir na próxima segunda-feira, para discutir a situação da Venezuela, poucos dias antes de o país assumir a Presidência temporária do Mercosul. O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, disse que o encontro foi convocado pelo homólogo uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, atualmente na liderança do organismo, e que também devem participar o brasileiro José Serra e a argentina Susana Malcorra. Temos que considerar seriamente o que é a Presidência temporária, disse Loizaga.