O Paraná Clube é o último colocado no ranking de bilheterias da Série B. O time já acumulou um prejuízo de R$ 179.401,60 com os jogos na Vila Capanema na competição. A média é de um prejuízo de R$ 25 mil por jogo em casa.

O primeiro colocado desse ranking é o Atlético-GO, com R$ 100 mil de lucro líquido por jogo em casa (total de R$ 700 mil até agora). Outro paranaense da Série B, o Londrina, é o 13º nessa lista, com lucro médio de R$ 4,4 mil por partida até agora.

A renda líquida por partida não acompanha, necessariamente, a quantidade de público nos estádios. Para chegar a esse valor, é somado a renda bruta do jogo (venda de ingressos) e, em seguida, são descontados as despesas para a realização da partida (INSS, porcentagem da Federação e segurança, por exemplo). A mensalidade paga pelos sócios não é considerada nessa renda. Com isso, os clubes com maior porcentagem de sócios dentro do estádio têm maior possibilidade de prejuízo no borderô (documento que detalha a renda do jogo).

RENDA LÍQUIDA E MÉDIA DE PÚBLICO NA SÉRIE B

Clube

Média de renda líquida

Média de público

Atlético-GO

R$ 100 mil

3850

Sampaio Corrêa

R$ 81 mil

6540

Ceará

R$ 47 mil

10033

Náutico

R$ 37 mil

3187

Paysandu

R$ 37 mil

5977

Vasco

R$ 29 mil

5397

Criciúma

R$ 25 mil

3903

CRB

R$ 24 mil

4523

Joinville

R$ 17 mil

3576

Brasil-RS

R$ 13 mil

2243

Goiás

R$ 8 mil

1878

Tupi

R$ 5 mil

770

Londrina

R$ 4 mil

4492

Vila Nova

R$ 4 mil

3685

Avaí

R$ 3 mil

3576

Luverdense

(- R$ 3 mil)

1019

Bahia

(- R$ 4 mil)

9106

Bragantino

(- R$ 18 mil)

1568

Oeste

(- R$ 18 mil)

1281

Paraná

(- R$ 25 mil)

2844

 

A quantidade de sócios, porém, não explica o prejuízo do Paraná em 2016. O recorde de público do clube na Série B desse ano teve 6.046 pagantes na Vila Capanema (contra o Atlético-GO). Desse total, apenas 1.030 eram sócios (não pagaram ingresso e entraram no estádio porque têm uma mensalidade). Foram 5.016 ingressos vendidos.

A receita bruta do Paraná naquela partida (contra o Atlético-GO) foi de R$ 66 mil. No entanto, o jogo deu prejuízo de R$ 6.900 para o clube. Isso porque as despesas para realizar o jogo somaram R$ 73 mil. As principais foram R$ 44 mil (segurança, ambulância e som), R$ 7 mil (arbitragem), R$ 5 mil (Federação) e R$ 5 mil (INSS).

Em 9 de junho, o presidente do Paraná, Leonardo Oliveira, afirmou que o clube tinha 2.400 sócios em dia naquele momento. Naquele dia, foram lançadas novas modalidades de planos de sócios. Agora, as mensalidades variam de R$ 65 a R$ 160. Uma estimativa possível é que o clube esteja arrecadando cerca de R$ 200 mil mensais com sócios.

A média de público pagante do Paraná é a 14ª da Série B, com 2.844 pagantes por jogo. A média da competição em 2016 é de 4.037. Em 2015, a competição teve média de 6.523 – e o Paraná ficou em 12º no ranking de pagantes, com 3.665 por partida.

Contando todas as competições do ano, o Paraná tem média de 4.680 pagantes por jogo. No ranking de público do Globoesporte.com, com os 60 principais clubes do país, o time paranaense fica em 29º lugar, com esses 4.680.