O Coritiba conseguiu alguns feitos — positivos e negativos — ao empatar sem gols com o Botafogo, no sábado. A partida, no Couto Pereira, era válida pela 14ª rodada do Brasileirão. 

O principal feito: o time coxa-branca é, atualmente, o que está há mais tempo sem perder no Brasileirão. São cinco jogos invictos. Nem mesmo o líder Palmeiras está há tanto tempo invicto — foi derrotado há três rodadas.
Outro ponto positivo é que o Coritiba completou quatro jogos sem sofrer gols, a maior série do atual Brasileirão.
O lado negativo é que os coxas-brancas só fizeram um gol nesses quatro confrontos (Kazim, contra o Atlético). Tanto que a série invicta aponta uma vitória — 1 a 0 sobre o Atlético — e quatro empates, sendo três deles em 0 a 0.
Com o empate sem gols, o Coritiba terminou a rodada em 16º lugar, com 15 pontos. O empate sem gols poderia ter colocado a na zona de rebaixamento. Mas os dois times que poderiam passar à frente, Figueirense e Sport, perderam seus jogos de ontem. Os catarinenses caíram diante do Grêmio (2 a 1) e ficaram com 15 pontos e saldo pior que o dos paranaenses. O Sport, por sua vez, levou 2 a 1 da Ponte Preta e ficou com 12 pontos.
Jogo — O Coritiba teve bom desempenho no primeiro tempo, mas com alguns probleminhas defensivos. No segundo tempo, o time caiu de produção e piorou com as três substituições. A equipe passou a ter problemas na defesa, no meio e no ataque. O Botafogo não veio apenas para se defender, mas também pouco se arriscou.
O Coritiba teve 52% de posse de bola, 13 finalizações (4 certas), 88% de precisão nos passes e 11 escanteios. O Botafogo somou 5 finalizações (2 certas), 87% nos passes e 7 escanteios. Os dados são do Footstats.
Esse foi o 9º jogo do técnico Pachequinho no comando do Coritiba. Agora ele soma 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.
O Coritiba não tinha González, Ruy e Iago, lesionados, além de Carlinhos (suspenso). O técnico Pachequinho no 4-4-2, com Leandro e Juan como extremos (meias pelos lados do campo). Na frente, Kleber Gladiador e Kazim. O turco fez seu primeiro jogo como titular no Coxa. O lateral-esquerdo Emerson Conceição (ex-Atlético-MG) fez sua estreia pelo clube.
No geral, o Coxa foi melhor no primeiro tempo, com cinco boas jogadas ofensivas, enquanto o Botafogo teve três lances com algum perigo.
No segundo tempo, o Coxa colocou Evandro e Vinícius nas pontas do meio-campo e Dodô na lateral; saíram Juan, Leandro e Ceará. O time teve muita pressa e pouca inteligência com a bola. O Botafogo levou perigo em alguns contra-ataques. Foram 45 minutos de muita correria e pouco futebol.

Agora é vencer fora, diz técnico

O técnico do Coritiba, Pachequinho, admitiu que o excesso de empates em casa é um fator preocupante para o time. Preocupa. Temos que conseguir a vitória em casa sempre. Tem que ter postura ofensiva sempre. Se não ganhar em casa, tem que buscar fora, declarou o treinador. Como mandante, o Coxa soma 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
Sobre o jogo com o Botafogo, Pachequinho elogiou o desempenho do time no primeiro tempo. Tivemos um bom primeiro tempo, criamos chances. Chegamos na área deles. No segundo tempo buscamos a mesma postura, mas não conseguimos”, declarou.
Após as substituições no 2º tempo, o Coxa perdeu o controle do jogo. As alterações foram feitas para pressionar, ganhar velocidade no jogo, continuar pressionando, declarou.