No artigo anterior falamos do 1º pilar da auto-estima, ou seja, da Sensação de Pertencer. Agora abordaremos o 2º Pilar que é a Noção de Identidade Pessoal, que complementa a Sensação de Pertencer. Mesmo fazendo parte de uma sociedade, suprindo assim a sensação de ser alguém e reconhecido na multidão, precisamos criar nossa própria identidade.
Todos sabemos que, fisiologicamente a maioria dos seres humanos é igual. O coração de um ser humano é igual ao de outro, independente em que lugar do planeta ele viva. Os ouvidos das pessoas têm a mesma função para todos. Nossas primeiras diferenças e as mais fáceis de serem notadas são as externas, as características físicas que diferenciam as pessoas, o homem da mulher, o jovem do velho, o magro do gordo, o alto do baixo, e assim por diante. Concluímos que não existe um ser humano igual ou outro. Nem os gêmeos idênticos poderíamos dizer que são iguais, sempre existe um detalhe, que faz a diferença. Então o mais perto que se consegue chegar de semelhança entre um ser humano é biologicamente, daí para frente, tudo seria único em cada pessoa, desde a aparência externa, até a forma de andar, se comportar e pensar.
Uma coisa é muito clara, não existe ninguém igual a ninguém, cada ser humano é único e especial. Mesmo os gêmeos univitelinos que têm a mesma mãe, crescem juntos na mesma barriga e no mesmo momento, nascem geralmente no mesmo dia e hora, fazem aniversário juntos, crescem e se desenvolvem na mesma época, se tornam pessoas totalmente distintas. Imaginem o restante da população?
Dentro desse contexto infinito de quem podemos ser, é muito importante descobrimos quem queremos ser.
As influências que sofremos ao longo da vida, acabam formando a pessoa que seremos no futuro, seja essa influência positiva ou negativa, teremos sempre a opção de qual delas usaremos como exemplo para nossa formação de caráter.
Independente de qual caminho vamos querer tomar, devemos saber que a pessoa que está dentro de nós é única, especial e que jamais vai ter alguém como nós no mundo novamente. Essa valorização de quem somos é muito importante, para que passemos a respeitar e gerar confiança de que podemos vencer na vida, independente das dificuldades.
Chamo essa Noção de Identidade Pessoal de síndrome de Romário. Afinal, quer melhor exemplo de quem se acha o “Cara”? Sem levarmos, é claro, para o nível do insuportável, da arrogância exacerbada. As pessoas bem sucedidas, não só se respeitam como seres humanos, como acreditam no quanto são ilimitadas no seu potencial. Na semana que vem continuamos…
Um grande abraço, boa semana e Deus esteja com você.
#treinamentoscomjogosdenegocios&palestrasdemetasevendas
Desmar Milléo Junior, Autor do Livro: “Apenas Boas Intenções Não Bastam”, Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e vendas.Treinamentos com Jogos de Negócios & Simuladores. SITE: www.milleo.com.br & www.treinamentodegestao.com.br
#treinamentoscomjogosdenegocios&palestrasdemetasevendas