O Centro Universitário Internacional Uninter oferece gratuitamente para todo o país, o curso preparatórioPré – ENEM 2016, que está com inscrições abertas e tem início imediato.

Realizado à distância, o curso acontece em duas etapas: 80 aulas para revisão de conteúdo dos anos anteriores, e 120 aulas ao vivo, transmitidas para todos os polos de apoio presencial e pelo canal web tv. Em até 48 horas após a transmissão, as aulas ficam disponíveis também no ambiente virtual da instituição. “Agora os inscritos têm acesso a 80 aulas, mas a partir de agosto vamos disponibilizar outros conteúdos inéditos, além de exercícios e simulados”, explica a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado.

As inscrições podem ser feitas no site www.uninter.com/enem/ gratuitamente, e as aulas já podem ser acessadas na sequência.

 

Dados

Além de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e servir como mecanismo de seleção para ingressar em instituições de ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem ainda outra função importante. Com a aprovação no exame, os adultos que não terminaram os estudos (concluíram apenas o Ensino Fundamental) têm direito a receber um certificado de conclusão do Ensino Médio.

Em 2014, por exemplo, o índice de aprovação dos candidatos que pleitearam esta certificação foi de apenas 10%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “O curso preparatório é uma oportunidade também para os que desejam essa certificação, já que os índices de aprovação são baixos”, avalia Marlus Geronasso, professor e coordenador do projeto na Uninter.

 

Passos para a certificação

Para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio é necessário indicar essa pretensão logo no ato da inscrição para o ENEM, junto com a Instituição Certificadora. O participante deve ter 18 anos completos e atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e de 500 pontos na redação.