Quase 18 mil pessoas em todo o Paraná foram afetadas pela forte chuva entre a terça-feira e ontem. Segundo balanço da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, 29 municípios foram afetados. As informações atualizadas até as 17 horas de ontem indicavam que os temporais, com vendaval e granizo, deixaram 15 pessoas feridas, sete desabrigadas e 878 desalojadas. Foram danificadas 4.596 residências. As informações de danos e estragos prosseguem sendo levantadas.

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o vendaval atingiu Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Lapa, e São José dos Pinhais. Em Araucária, a Prefeitura pede a ajuda da população com a doação para as famílias atingidas. Até o final da manhã de ontem, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil já havia contabilizado 110 residências danificadas pela tempestade. Muitas famílais perderam quase tudo em suas casas.

O que as famílias afetadas mais necessitam são cobertores, colchões, travesseiros e alimentos. As doações podem ser entregues nos CRAS distribuídos pela cidade e na sede da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).

Em Fazenda Rio Grande, a Secretaria de Defesa Social iniciou a distribuição de lonas nos locais onde foram feitas solicitações. A Secretaria, que mantém uma guarnição sob alerta para essas situações, está realizando um levantamento dos prejuízos e do número de pessoas atingidas pela chuva para que todas tenham a assistência e acolhimento necessários.

Curitiba — Equipes da Defesa Civil de Curitiba prestam atendimento as famílias afestadas pelo vendaval. Segundo as informações da Prefeitura, houve situações de destelhamento, uma no bairro Cajuru e outra no bairro Tatuquara. Ao todo, 32 casa foram afetadas pelo granizo, segundo a Defesa Civil do Estado.

Os ventos fortes da noite de terça-feira e madrugada de ontem também afetaram a estrutura do toldo do Armazém da Família na Vila Torres. Apesar do estrago, o funcionamento da unidade não foi afetada.

Paraná — O temporal alcançou diversas regiões do Paraná em momentos diferentes. Na porção leste do Estado, as chuvas fortes começaram por volta das 17 horas dessa terça-feira. Às 23 horas, outra frente afetava a região de Cascavel, que chegou a ter 50 mil domicílios sem energia. elétrica.


Rápida

Atingidos
Em todo o Paraná foram atingidos os municípios de Bela Vista da Caroba, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Campo Magro, Carambeí, Cascavel, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Guarapuava, Imbituva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Morretes, Nova Aurora, Pérola do Oeste, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Branco do Ivaí, Salto do Lontra, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São Jorge do Oeste, São José das Palmeiras, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está em permanente contato com os municípios para colher dados e definir as ações de apoio à população. Já foram distribuídas 260 bobinas de lona para proteção emergencial de residências nas regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e São José dos Pinhais.