O Procon-PR abriu um processo de investigação preliminar contra a TIM, em razão do fechamento de seu call center no Paraná, resultando na demissão de 500 funcionários. A medida foi tomada pelo órgão de defesa do consumidor após a divulgação da demissão dos funcionários e o fechamento do canal de atendimento.

Segundo o Procon, isso pode prejudicar os usuários dos serviços prestados pela empresa, além de dificultar a solução das reclamações apresentadas pelos consumidores. A notificação foi entregue ao representante da operadora de telefonia, Cleber Rodrigo Affanio, pelo secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão de Mattos Leão Júnior.

A empresa afirmou que o call center foi fechado no Paraná, mas que o serviço continua sendo realizados em outras regiões do Brasil, garantindo que o consumidor não terá prejuízo. Para a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, quando uma empresa cria um problema para o consumidor ela tem que resolver, e isso, segundo ela, nem sempre acontece.

Uma notícia como esta gera uma insegurança para o consumidor e ele tem que ser comunicado pela empresa. Uma vez que fechou esta célula de atendimento a empresa tem que disponibilizar outros canais para o consumidor, evitando transtornos para ele e consequentemente reclamações que serão registradas não só no Procon estadual, mas nos municipais, disse Claudia, enfatizando que esta é uma ação preventiva do Procon.

 A empresa TIM tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa.