O Bem Paraná formou uma seleção sub-23 do Campeonato Brasileiro 2016. O melhor por posição foi escolhido com base no ranking do WhoScored, site inglês que atribui nota aos jogadores a cada jogo com base em mais de 200 estatísticas (como gols, assistências, passes, desarmes, faltas, cartões e dribles).

O zagueiro Juninho, do Coritiba, é o melhor zagueiro da competição nessa faixa etária, com nota média 7,11. Contando os atletas de todas as idades, Juninho fica em oitavo lugar entre os zagueiros, atrás de Geromel (Grêmio), Réver (Flamengo), Edu Dracena (Palmeiras), Felipe (Corinthians), Vitor Hugo (Palmeiras), Paulão (Internacional) e Rafael Vaz (Flamengo).

Para formar a seleção, foi considerado o limite mínimo de cinco partidas disputadas. O Brasileirão está na 14ª rodada. O WhoScored utiliza limite semelhante para organizar a seleção principal das competições. A única exceção no time sub-23 foi o goleiro Uilson, do Atlético-MG, que só disputou uma partida no torneio. Ele entrou na equipe porque apenas outros dois goleiros sub-23 atuaram no Brasileirão. E esses dois atuaram uma vez cada.

A SELEÇÃO SUB-23 DO BRASILEIRÃO

Os melhores por posição, com base nas notas do WhoScored*

Jogador

Clube

Nota

Posição

Uilson

Atlético-MG

7,30

Goleiro

William

Internacional

7,67

Lateral-direito

Juninho

Coritiba

7,11

Zagueiro

Gustavo Henrique

Santos

7,00

Zagueiro

Euller

Vitória

7,30

Lateral-esquerdo

Fernandes

Botafogo

7,18

Volante

Gustavo Scarpa

Fluminense

7,11

Meia

Arrascaeta

Cruzeiro

7,31

Meia

Gabriel Jesus

Palmeiras

7,74

Meia-atacante

Luan

Grêmio

7,47

Meia-atacante

Gabriel

Santos

7,24

Atacante

*Mínimo de 5 partidas disputadas

A seleção sub-23 do Brasileirão é formado por Uilson (Atlético-MG), William (Internacional), Juninho (Coritiba), Gustavo Henrique (Santos) e Euller (Vitória); Fernandes (Botafogo), Gustavo Scarpa (Fluminense), Arrascaeta (Cruzeiro), Gabriel Jesus (Palmeiras), Luan (Grêmio) e Gabriel (Santos).

A seleção geral do Brasileirão é formada por Vanderlei (Santos); William (Inter), Geromel (Grêmio), Réver (Flamengo) e Uendel (Corinthians); Bruno Henrique (Corinthians), Cazares (Atlético-MG), Marinho (Vitória) e Dudu (Palmeiras); Luan (Grêmio) e Gabriel Jesus (Palmeiras).

No ranking do WhoScored, os melhores jogadores do Coritiba, considerando também esse limite de cinco partidas, são o meia Juan (média 7,04), o lateral-esquerdo Carlinhos (6,99), Juninho (6,98), o volante Alan Santos (6,92) e o meia Ruy (6,82). Os piores são Felipe Amorim (6,23), Thiago Lopes (6,28) e Evandro (6,32).