O técnico do Coritiba, Pachequinho, testou uma formação com 14 jogadores no treino dessa sexta-feira (dia 15). Na segunda-feira (dia 17), o time enfrenta o Atlético-MG em Belo Horizonte. Entre os 14, estava o meia Bernardo (26 anos, ex-Vasco), que ainda não estreou. O treinador, porém, descartou a utilização do jogador na próxima partida.

Com isso, sobram 13 jogadores disputando 11 vagas no time titular. O time que treinou nessa sexta-feira teve: Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo e Edinho; Juan, Bernardo, Vinícius e Leandro; Kazim e Kleber.

Os treinos com 12, 13 ou 14 jogadores em uma equipe não são raros e são adotados por vários treinadores no Brasil.

Na última partida, Pachequinho formou o time no 4-4-2, com Kleber e Kazim no ataque. O turco ficou fixo no lado esquerdo do ataque. Kleber se movimentou mais e criou a falsa impressão de ser também um meia-atacante. A linha de quatro do meio-campo tinha Juan na esquerda e Leandro na direita.

Dessa vez, o técnico pode mudar para 4-3-1-2, com três volantes (Alan Santos, João Paulo e Edinho) e Juan como único meia. Na frente, a dupla KK. Esse sistema (o 4-3-1-2) raramente tem sido usado no futebol brasileiro e no Coritiba. O técnico Marquinhos Santos testou em uma partida em 2014 e Ney Franco, em dois jogos em 2015.

Pachequinho não deu pistas sobre o time. Ainda não defini a equipe, mas esperamos que nos próximos dias possamos encontrar a melhor formação, já que vamos enfrentar um adversário forte em casa, que tem como característica a pressão, a saída de jogo e transição rápida, declarou.

O treinador descartou a utilização de Bernardo. A gente vem trabalhando com o Bernardo há algum tempo, mas para ele render 100% precisa estar na sua melhor forma física e técnica, e hoje ele não está nesse momento. Ele é o jogador que mais treina, sem folgas. Ele precisa melhorar as condições dele. Estamos recuperando esse atleta o mais rápido possível para deixá-lo disponível, comentou.

As baixas para esta partida são os meias González, Thiago Lopes e Ruy (lesão na panturrilha), o velocista Iago e o atacante Ortega.