O excesso de trabalho, a necessidade de conciliá-lo com a vida pessoal e os compromissos do dia a dia podem se tornar um problema e ocasionar queda de produtividade se as pessoas não souberem organizar o seu tempo e os seus compromissos. A diretora de Empreendedorismo e Negócios da BPW Curitiba – Business Professional Women, Deborah Dzierwa, especialista em auto-organização e produtividade, tem dado palestras sobre o assunto e conversou com Carreira & Cia.

O que é preciso saber para aproveitar o tempo com tantas coisas para fazer ou cumprir hoje em dia?
O importante é ter uma agenda eletrônica bem planejada, com uma boa disciplina de revisões semanais e mensais. Ter um único provedor de e-mail que possa sincronizar todos os nossos e-mails profissionais e pessoais, tendo o hábito de esvaziá-la diariamente. Usar aplicativos que nos ajudem a guardar de forma organizada nossos documentos e facilitem a busca rapidamente.

Qual a diferença entre tarefa e compromisso na agenda diária?
É a maneira de registrá-los na nossa agenda eletrônica e que impactam diretamente no nosso planejamento diário, uma vez que o compromisso tem hora determinada para ser cumprido e a tarefa não.

Como a organização pode nos deixar mais produtivos no trabalho?
A organização ajuda você a se planejar para otimizar seu tempo, suas atividades por prioridades, a cumprir os prazos de entrega dos projetos, guardar seus documentos arquivados de forma que os encontre rapidamente, participar de reuniões e o mais importante de tudo, proporcionando qualidade de vida.

Como a tecnologia pode ajudar na organização do dia e em que ela pode atrapalhar?
Antes de falarmos em tecnologia, vamos entender a diferença entre Organização e Arrumação. Organizar é encontrar soluções, arrumar é apenas colocar no lugar. Com a facilidade de aplicativos que a tecnologia nos disponibiliza atualmente, a tendência das pessoas é achar que quanto mais aplicativos elas tiverem instalados nos seus smartphones ou computadores, mais atualizadas ou conectadas elas estarão. Com isso começam a arrumar suas informações em diferentes aplicativos, gerando duplicidade de informações e dificultando na hora da busca.

Você tem visto retorno das pessoas que frequentam suas palestras sobre auto-organização e produtividade?
É muito gostoso quando recebo email, mensagens, posts ou mesmo ligações dizendo como a vida mudou após assistirem minhas palestras, porque o Dia realmente está cabendo em 24 horas, estão conseguindo priorizar as tarefas, compromissos e até mesmo aprenderam a dizer não para algumas situações. No próximo dia 21 falarei sobre esses assuntos no workshop da BPW, no Hotel Ramada, das 8h15 às 10h15.


CURTAS

*Livro: Filosofia para corajosos. O objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com a sua própria cabeça. Para tal, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de vários best-sellers, se apoia na história da filosofia para apresentar argumentos para quem quer discutir todo e qualquer tipo de assunto com embasamento. Editora LeYa.
*A governança estruturada é a chave para a longevidade das empresas familiares. A prática oferece agilidade, transparência, segurança e melhor fluxo de informações a todas as partes interessadas, facilitando, inclusive, o acesso a investimentos. A advogada Monique Souza Pereira, sócia do escritório Souza Pereira Advogados, de Curitiba recomenda uma atenção especial aos processos internos empresariais, com a adequação de práticas de governança corporativa.
*A Casas Bahia, em parceria com a Intel, lançou a promoção A sua faculdade a gente paga, que premiará 5 clientes com o pagamento de mensalidade na universidade com custo de até R$ 1.700 mil por mês, durante 5 anos. A cada R$ 300,00 em compra de notebooks o cliente ganha um número da sorte para cadastrar no site da promoção -www.casasbahia.com.br/faculdadepaga – até o dia 14 de agosto, e concorrer ao prêmio. O sorteio será realizado no dia 24 de agosto, via extração da Loteria Federal.


FRASE

Arriscamo-nos a perder quando queremos ganhar demais.
(Jean de La Fontaine)


 

   

 

www.ineam.com.br