No Paraná, são mais de 450 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem) 2016, considerado um dos maiores já realizados. Quem quer estar preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode contar com o apoio de aulas online, oferecidas gratuitamente por várias instituições governamentais.

No Paraná, os alunos têm o projeto Assembleia Legislativa no Enem, que já está no ar com um material completo para reforçar os estudos dos que vão fazer a prova e para incentivá-los a garantir nota para a tão sonhada aprovação. A expectativa é de que o projeto Assembleia Legislativa no Enem auxilie na preparação de mais de 100 mil estudantes.

O projeto foi desenvolvido como grupo Eureka. No site, os estudantes têm acesso a uma apostila online com questões selecionados pela equipe de professores do grupo Eureka, informações, notícias, fotos e vídeos de todas as etapas do projeto. Entre os materiais disponíveis está também a íntegra do aulão histórico realizado no Plenário da Assembleia no último mês de junho, informações sobre os preparatórios de redação lecionados nas 132 escolas estaduais de Curitiba e as 364 vídeo-aulas transmitidas pela TV Assembleia e pelo site da Alep em 2015.

Além do site da Alep, o Ministério da Educação também disponibiliza portais com aulas gratuítas para a preparação do Enem. No endereço http://mecflix.mec.gov.br/ o aluno deve se cadastrar para ter acessei às aulas, que também são gratuítas e separadas por áreas do conhecimento. Neste portal, o aluno pode salvar as vídeoaulas e criar um perfil próprio para o desenvolvimento os estudos, além de playlists que podem ser compartilhadas com outros estudantes cadastrados.

Na TV Escola http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem, o aluno pode acessar as aulas que estão separadas por temas e se referm a resolução de questões de outros exames já realizados. Além disso encontra entrevista com participantes e dicas para ir bem nas provas.