O Atlético Paranaense teve uma atuação apática nessa quinta-feira (dia 21) à noite, na Arena da Baixada, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Acabou empatando em 0 a 0 com a Chapecoense. A decisão da vaga para as oitavas de final será na próxima quarta-feira (dia 27), em Chapecó. O gol marcado fora de casa é critério de desempate na competição.

O time que for eliminado desse confronto estará automaticamente classificado para a Copa Sul-Americana 2016. O Atlético jogou com quase todos os titulares na partida – só o meia Nikão foi poupado. A Chapecoense só usou três titulares no jogo na Arena.

O Furacão teve fraco desempenho na partida e terminou vaiado pela torcida na Arena.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

ARENA
O Atlético completou 13 jogos sem perder em casa (10 vitórias e 3 empates). A última derrota foi em 20 de março (2 a 0 para o Coritiba, pelo Paranaense).

PÚBLICO
Com promoção de ingressos – por R$ 50 – o jogo registrou o terceiro melhor público do Atlético em 2016, com 22.181 pagantes. O recorde foi contra o Criciúma, na Primeira Liga, com 33.270. O segundo foi na final do Paranaense, contra o Coritiba, com 26.357.

TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 31 jogos no comando do Atlético, agora com 15 vitórias, 7 empates e 9 derrotas.

ESCALAÇÃO
A novidade no Atlético era o velocista Juninho, revelado na base. Começaram no banco André Lima e Nikão. Os desfalques eram Deivid, Cleberson e Marcos Guilherme, lesionados. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Juninho na direitaa, Vinícius centralizado e Pablo na esquerda. A Chapecoense escalou apenas três titulares na partida: Gil, Sérgio Manoel e Josimar. O técnico Caio Junior também organizou sua equipe no 4-2-3-1.

JUNINHO
Revelado na base do Atlético, Juninho estava emprestado ao Portimonense, 4º colocado da 2ª divisão portuguesa 2015/16. O atacante não foi utilizado no clube europeu. Atuou apenas por 18 minutos em uma partida em 9 de março. Juninho atuou quatro partidas pelo sub-23 no Paranaense de 2015.

PRIMEIRO TEMPO
A Chapecoense conseguiu anular o meio-campo adversário e levar perigo em lances de contra-ataque. O Atlético tentou atacar em bloco, com o avanço constante dos laterais e de Hernani. Mas não deu certo. O time demorou 35 minutos para se encontrar em campo. Nos minutos finais do primeiro tempo, criou três boas jogadas em chutes de longe e em um lançamento de Walter.

SEGUNDO TEMPO
O Atlético seguiu mais ofensivo e tentando atacar em bloco. Mas não conseguiu. A Chapecoense melhorou a marcação e também nos contra-ataques. O time catarinense teve sete boas jogadas ofensivas na segunda etapa, contra apenas duas do Furacão.

MUDANÇAS
Aos 10 minutos do 2º tempo, Autuori tirou Juninho e colocou Nikão, que ficou na direita. O esquema não mudou. Nikão saiu lesionado aos 20. Entrou o centroavante André Lima. Walter passou a jogar na linha de três meias do 4-2-3-1. Aos 33, o atacante Giovanny entrou no lugar de Vinícius.

ATLÉTICO 0 x 0 CHAPECOENSE
Atlético: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Pablo, Vinícius (Giovanny) e Juninho (Nikão, depois André Lima); Walter. Técnico: Paulo Autuori
Chapecoense: Danilo; Gimenez, Rafael Lima, Willian Thiego e Sergio Manoel; Matheus Biteco, Josimar, Gil, Lucas Gomes (Ananias) e Martinuccio (Hyoran); Bruno Rangel (Kempes). Técnico: Caio Junior
Cartões amarelos: Léo (A).
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Público: 22.181 pagantes (24.377 total)
Renda: R$ 479.740,00
Local: Arena da Baixada, às 21 horas

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
12 – Juninho invade a área e cruza rasteiro. A zaga corta antes que Walter finalize.
20 – Bate e rebate. Paulo André tenta tirar, mas a bola bate em Martinuccio e sobre na área. Weverton sai e chuta para longe.
31 – Sidcley lança. Juninho recebe na área, cai ao dividir com a zaga e pede pênalti.
32 – Léo cruza. Walter tenta o voleio, de primeira. A bola vai ao lado do gol.
38 – Hernani chuta de longe. Danilo espalma no canto.
39 – Walter acerta belo lançamento. Juninho ficaria na cara do gol, mas deixa a bola escapar.
40 – Vinícius chuta de fora da área. Danilo defende no canto.

Segundo tempo
7 – Sidcley chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
9 – Bruno Rangel chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
12 – Gil cruza rasteiro. Sidcley tira, antes que Bruno Rangel complete.
13 – Yohan cruza rasteiro, da direita. Josimar finaliza na pequena área. Weverton abafa.
26 – Gimenez cruza. Bruno Rangel cabeceia perto, ao lado.
27 – Yohan chuta de fora da área. Weverton defende.
33 – Yohan chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
39 – Kempes toca nas costas da defesa. Yohan entra livre e toca na saída de Weverton. O goleiro salva.
43 – Walter lança. Giovanny recebe na área e chuta cruzado. O goleiro espalma.