O Coritiba joga neste sábado (23), em Recife, contra o Santa Cruz, para minimizar o impacto de três terremotos ocorridos no clube, nesta última semana. A partida no estádio do Arruda começa às 18h30 e é válida pela 16ª rodada do Brasileirão. Além disso, vale para ambos na corrida para sair de perto da zona de rebaixamento.

Na última segunda-feira (18), o Coritiba perdeu de 2 a 1 para o Atlético-MG. E Esse foi o primeiro terremoto. Não apenas encerrou uma sequência coxa-branca de cinco jogos invicto, mas também jogou o time na penúltima posição do Brasileirão, dentro da zona de rebaixamento.

O segundo terremoto ocorreu nos bastidores: o meia Juan reclamou de ter sido substituído na partida em Minas Gerais e, nisso, dirigiu termos bastante pesados ao técnico Pacehquinho. Teve que se desculpar em público, mas acabou suspenso pela diretoria. Não será escalado neste sábado, apesar de sua importância em campo. Pelas estatísticas, Juan participou de 6 dos 15 gols do Coritiba no Brasileirão e é o jogador do time com mais passes para finalizações.

Sem Juan, Pachequinho pode optar por Raphael Veiga ou por Iago. O treinador manteve a dúvida e não definiu quem jogaria, mesmo após o treino desta sexta-feira (21), em Recife. De qualquer forma, seria a única mudança na equipe em termos de peças. O resto do time está mantido.

Quanto ao primeiro terremoto, o Coritiba pode minimizar os efeitos se vencer a partida deste sábado. Hoje em 19º lugar, com 15 pontos, o time paranaense passaria à frente do Santa Cruz (atual 14º colocado, com 17 pontos). E poderia até sair da zona de rebaixamento em caso de derrotas de Figueirense (enfrenta o Corinthians em São Paulo) e Botafogo (pega a Chapecoense em Santa Catarina). Cruzeiro e Sport, ambos com 15 pontos, duelam entre si, e um deles necessariamente ficaria para trás.

Por outro lado, um empate mantém os coxas-brancas na zona de rebaixamento. E uma derrota teria efeito de um outro terremoto: o time paranaense não teria condições de sair da ZR nem mesmo na próxima rodada, quando recebe o Flamengo no Couto Pereira. (O Santa Cruz) é um concorrente direto, o famoso jogo de 6 pontos. Poderemos somar 3 e impedi-los de somar, disse nesta sexta-feira o lateral Ceará. A vitória trará mais confiança para o grupo, para que possa enfrentar o Flamengo em casa.

Adversário

O Santa Cruz chegou a estar na zona de rebaixamento, mas se recuperou. Nas últimas cinco rodadas, venceu dois jogos e empatou dois. O problema para este sábado é a ausência do atacante Grafite. Artilheiro da equipe no Brasileirão, ele cumpre suspensão por ter levado três cartões amarelos. Marion entra em seu lugar.

 

Santa Cruz x Coritiba

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Leonardo Moura, Danny Morais, Allan Vieira e Tiago Costa; Uilliam Correia, Marcílio, Arthur, João Paulo e Keno; Marion. Técnico: Mílton Mendes

Coritiba

Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Alan Santos e Raphael Veiga (Iago); Kazim e Kleber. Técnico: Pachequinho.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

Local: Estádio Arruda, em Recife, sábado, às 18h30