O Atlético enfrenta o Fluminense neste domingo (24), às 16 horas, na Arena da Baixada, num clima estranho. De um lado, há a perspectiva de o time paranaense chegar à zona de classificação à Copa Libertadores, o chamado G4. De outro, há a recente instabilidade da equipe. A partida é válida pela 16ª rodada do Brrasileirão.

Nos dois últimos jogos na Arena, o Atlético não pode dizer que foram bons. O time cedeu um empate para o Vitória no domingo (17), pelo Brasileirão. Na quinta-feira, não passou de um empate sem gols contra os reservas da Chapecoense, pela Copa do Brasil. Não sei explicar, mas as coisas não estão acontecendo, disse o atacante Walter, que citou um motivo peculiar para explicar sua situação particular – fez apenas dois gols neste ano. Vou falar sinceramente: ainda não me acostumei totalmente ao nosso campo (de grama sintética). A bola corre bastante, é difícil acostumar. Sempre o grupo todo pede para ir treinar lá, mas de vem em quando é mais difícil, admitiu.

Outro problema vivido pelo Atlético é a questão do rodízio de jogadores, proposta pelo técnico Paulo Autuori. Atualmente, está mais difícil oxigenar a equipe, um termo que o treinador usa para trocar jogadores que estão desgastados. O Nikão não tem qualquer chance (de jogar no domingo). Temos alguns problemas (de lesões), falou ele. O próprio André (Lima) estava com algum problema lombar. Temos que saber gerir. Não posso pensar só em um jogo, tenho que pensar nos dois jogos, consecutivos.

Dentro do rodízio, Autuori queria poupar Otávio ou Hernani, mas admite que deverá escalar ambos. Até segunda ordem, a equipe para domingo terá Yago no meio, em vez de Nikão, e Walter e André Lima no ataque.

Apesar da recente instabilidade, o Atlético pode chegar ao G4 se vencer o Fluminense. Atual 5º colocado, com 24 pontos, o Furacão torce também por tropeços de Grêmio (3º, com 27) ou Santos (4º, com 26). Por outro lado, se perder, o time paranaense verá o Fluminense encostar. A equipe carioca tem 21 pontos e está em 9º lugar.

Adversário

O técnico Levir Culpi não fez mistérios para escalar o Fluminense. A única mudança promovida na equipe é o retorno do lateral-direito Wellington Silva que estava suspenso por três cartões amarelos.

 

Atlético x Fluminense

Atlético

Wéverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Yago e Pablo; Walter e André Lima. Técnico: Paulo Autuori

Fluminense

Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero, Maranhão, Marcos Júnior e Samuel; Richarlison. Técnico: Levir Culpi

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)

Local: Arena da Baixada, domingo, às 16 horas