NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Após analisar três propostas de compra de sua subsidiária BR Distribuidora, a Petrobras decidiu alterar o modelo de venda da companhia, um dos principais ativos de seu plano de desinvestimento.
O novo modelo prevê o lançamento de duas classes de ações da subsidiária: preferenciais (sem direito a voto) e ordinárias (com direito a voto). Será vendida uma fatia de 51% do capital votante.
A ideia é que a estatal fique majoritária no capital total, com um volume maior de ações preferenciais, informou a empresa em nota divulgada nesta sexta-feira (22).
A mudança foi aprovada pelo conselho de administração da companhia. Segundo o comunicado, o objetivo é “maximizar o valor do negócio de distribuição de combustíveis, atender os objetivos estratégicos da Petrobras e manter a operação integrada na cadeia do petróleo”.
A empresa informou ainda que as três propostas recebidas “não atenderam aos objetivos da companhia”. No processo anterior, a Petrobras tentava vender uma fatia minoritária da distribuidora.