RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Dois nomes foram oficializados neste sábado (23) para a disputa da Prefeitura do Rio -Carlos Osório (PSDB), conhecido por ter sido secretário de Conservação do município e também de Transportes do Estado, e Flávio Bolsonaro (PSC), deputado estadual filho do deputado federal Jair Bolsonaro.
Com isso, são quatro os candidatos a prefeito que oficializaram sua candidatura na última semana: Pedro Paulo (PMDB), secretário de governo de Eduardo Paes, e Marcelo Freixo (PSOL), deputado estadual mais votado no estado do Rio na última eleição, completam a lista.
Flávio Bolsonaro lançou candidatura em um clube em Bangu, zona oeste do Rio. Crítico da atual gestão, ele defende mais investimentos em saúde e educação, além de apoiar o projeto de lei “Escola sem partido”.
Em convenção realizada neste sábado, em Campinho, zona norte da cidade, o PSDB confirmou a candidatura de Carlos Osório para a Prefeitura do Rio.
Ele disputou a nomeação com Marcelo Itagiba, que já foi secretário de segurança Estado do Rio. Osório, que foi secretário do atual prefeito Eduardo Paes, desfiliou-se do PMDB para disputar pelo PSDB.
Ele tem discurso crítico em relação ao segundo mandato de Paes. Osório defende que o primeiro mandato do prefeito foi bom, mas que o segundo foi totalmente focado na realização das Olimpíadas. Com isso, diz ele, o prefeito teria se “afastado da população”.
Na última sexta-feira (22), Pedro Paulo, candidato do PMDB a sucessão de Eduardo Paes foi anunciado em convenção do partido.
Pedro Paulo responde a inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) pela agressão a sua ex-mulher, Alexandra Marcondes. O caso veio à tona em outubro do ano passado e o crime ocorreu em 2010.
Laudo divulgado pela revista “Veja” mostra que Alexandra chegou a quebrar um dente por conta da agressão. Pedro Paulo inicialmente negou o ocorrido, mas em entrevista à Folha de S.Paulo admitiu que a agressão ocorreu em um momento de descontrole e apenas uma vez.
Ele chegou a participar de uma entrevista coletiva junto com a mulher. A versão defendida foi que ela que agrediu Pedro Paulo primeiro. Este só teria revidado, embora tenha sido ela que tenha registrado queixa na delegacia.
Pouco tempo depois, a revista revelou uma nova agressão: Pedro Paulo deu socos em sua então mulher na frente da filha do casal, na noite de natal, em 2008.
Mesmo com a imagem arranhada, Paes bancou seu aliado, que recebeu o apoio, nesta sexta-feira (23), do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).
Na última quarta-feira (20), Marcelo Freixo teve seu nome oficializado. Ele defende melhorias na mobilidade urbana e, entre outros pontos, a adoção do IPTU progressivo para prédios não habitados.
Freixo foi o deputado estadual mais votado nas eleições de 2014. Foi derrotado no primeiro turno por Eduardo Paes, em 2012.
Na eleição deste ano, poderá enfrentar um problema: a possibilidade de não participar dos debates eleitorais na televisão.
A nova lei eleitoral diz que os partidos precisam ter ao menos nove representantes na Câmara dos Deputados para garantir presença nos debates da TV. O PSOL tem cinco. Para poder participar, teria que ter o aval de dois terços dos candidatos à prefeitura.