O Coritiba conseguiu, enfim, vencer uma partida fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (23), o time bateu o Santa Cruz por 1 a 0, no estádio Arruda. A partida, em Recife, era válida pela 16ª rodada do Brasileirão.

Nos sete jogos anteriores fora de casa na competição, o Coritiba não havia vencido nenhum. Foram dois empates e cinco derrotas, e apenas 2 pontos somados.

Com o resultado deste sábado em Recife, o Coritiba saiu da zona de rebaixamento. O time foi a 18 pontos. O Santa Cruz estacionou em 17 pontos, mesma pontuação do Figueirense. Cruzeiro e Sport têm 15 pontos cada e duelam neste domingo (24); um deles necessariamente vai ficar atrás dos coxas-brancas – ou os dois, em caso de empate.

O próximo jogo do Coritiba será contra o Flamengo, no Couto Pereira. O técnico Pachequinho pode, se quiser, contar com o meia Juan. O jogador havia sido suspenso por 10 dias pela diretoria, na terça-feira (19), por ter desrespeitado o treinador ao ser substituído contra o Atlético-MG.

Jogo

O Coritiba começou num 4-1-4-1, com o volante Edinho entre as linhas de defesa e de meio-de-campo. Esta, por sua vez, tinha Alan Santos e João Paulo centralizados, Kazim no lado direito e Raphael Veiga na esquerda – ele substituía Juan, suspenso pela diretoria. Fora de casa, o time ficou pressionado nos primeiros 15 minutos.

Mas, com o passar do tempo, o time coxa-branca passou a segurar o adversário no meio-de-campo. O jogo ficou truncado e sem chances de gol. Até que o Coritibe se aproveitou de uma falha da defesa do Santa Cruz e abriu o placar, aos 33 minutos Após cruzamento de Raphael Veiga, o lateral Tiago Costa errou ao tentar cortar. Kazim ficou com a bola e rolou para Kleber marcar 1 a 0.

Depois disso, o Coritiba ainda teve três chances de ampliar, mas não conseguiu. No primeiro tempo, o time somou seis finalizações (três certas), contra três (duas certas e uma bloqueada) do Santa Cruz. O time da casa ficou com a bola por 60% do tempo.

Na etapa final, o Coritiba manteve a mesma postura e teve a chance de ampliar o marcador aos 6 minutos. Kleber recebeu na área, livre, de frente para o gol, foi derrubado pelo goleiro Tiago Cardoso. O árbitro deu o pênalti, mas não expulsou o goleiro, como manda a regra; deu-lhe apenas cartão amarelo. Quatro minutos de blablabla com o árbitro depois, Kleber cobrou o pênalti e Tiago Cardoso defendeu.

O pênalti perdido não tirou o ânimo do Coritiba, pelo menos de imediato. O time se impunha em Recife e conseguiu quatro finalizações entre os 12 e os 17 minutos. O problema foi depois disso: a produção ofensiva rareou. Houve uma melhora com uma alteração no posicionamento de Raphael Veiga, que passou a jogar pelo lado direito. Kazim ficou mais avançado. O atacante inglês chegou a exigir outra boa defesa de Tiago Cardoso, após uma cabeçada com perigo.

Pachequinho só mexeu na equipe nos 10 minutos finais, e a primeira delas porque foi obrigado a isso. Kleber sentiu uma lesão e deu lugar a Iago, aos 37 minutos. Depois, houve aquelas mudanças para retardar o tempo, depois dos 45 minutos. Isso ajudou o Coritiba a segurar a vitória. Ainda houve tempo para uma bola na trave, de Felipe Amorim. 

Ao fim do jogo, o Coritiba somava 17 finalizações (cinco certas e uma na trave), contra seis do Santa Cruz (duas certas). O time coxa-branca ficou com a bola por 44% do tempo e teve 69% de eficiência nos passes, segundo números do Whoscored.

 

­Santa Cruz 0 x 1 Coritiba

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Leonardo Moura, Wellington Silva, Danny Morais e Tiago Costa; Uilliam Correia, Marcílio (Marcinho), Arthur (Danilo Pires), João Paulo e Keno; Marion (Bruno Morais). Técnico: Mílton Mendes

Coritiba

Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho (Nery Bareiro) e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Alan Santos e Raphael Veiga (Felipe Amorim); Kazim e Kleber (Iago). Técnico: Pachequinho.

Gol: Kleber (32-1º)

Cartões amarelos: Carlinhos, Tiago Cardoso, João Paulo (S)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

Público: 10.021 (pagante)

Local: Estádio Arruda, em Recife, sábado

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

6 – João Paulo cobra falta para a área. Danny Morais finaliza na pequena área e Wilson faz grande defesa

9 – Kleber domina fora da área e bate a gol, por cima

13 – Tiago Costa cobra falta e Wilson defende

24 – Carlinhos cruza, Kleber ajeita com o peito e Raphael Veiga tenta o chute de bicicleta. A bola vai para fora

32 – Gol do Coritiba. Raphael Veiga cruza. Zagueiro falha zazim domina e rol para kleber, que bate no ângulo esquerdo

35 – João Paulo cobra falta de longe. Tiago Cardoso espalma

38 – Raphael Veiga cobra escanteio. Juninho cabeceia. A bola sai rente à trave

39 – Falta para o Coritiba. Raphael Veiga toca para Edinho, que devolve. Raphael Veiga chuta e o goleiro defende

Segundo tempo

6 – Após troca de passes, Alan Santos deixa Kleber na cara do gol. Ele dribla Tiago Cardoso e é derrubado. O árbitro dá pênalti

10 – Kleber cobra o pênalti e Tiago Cardoso defende

11 – Após cruzamento, Arthur cabeceia com perigo, mas por cima

12 – Raphael Veiga conduz a bola e rola para João Paulo, que bate por cima do gol

14 – Carlinhos arremata de fora da área. A bola vai por cima

16 – Carlinhos cruza e Luccas Claro cabeceia por cima do gol

17 – Carlinhos cruza e Kleber raspa na bola de cabeça. A bola vai fora

23 – Léo Moura cruza. Keno surge nas costas de Luccas Claro e finaliza com perigo, mas para fora

27 – Ceará cruza e Kleber cabeceia para fora

32 – Kleber arrisca de fora da área. A bola vai para fora

34 – Raphael Veiga cruza. Kazim sobe e cabeceia no canto. Tiago Cardoso faz grande defesa. Após o escanteio, Ceará arremata por cima do gol

49 – Felipe Amorim recebe e toca, encobrindo Tiago Cardoso. A bola bate na trave