SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba conseguiu seu primeiro triunfo fora de casa e segurou o embalo do Santa Cruz, que vinha de dois resultados positivos seguidos. Com gol de Kleber, a vitória por 1 a 0 fez a equipe paranaense deixar a zona de rebaixamento da competição nacional.
Com o resultado, o time comandado por Milton Mendes ficou com 17 pontos e acabou no 15º posto da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Coritiba está com 18 pontos e ficou na 14ª posição.
Na próxima rodada, a equipe pernambucana visita o Atlético-MG no sábado, 30 de julho, às 21 horas (de Brasília). O time paranaense recebe o Flamengo no domingo (31), às 16 horas (de Brasília).
Quem foi bem: Gladiador deixa sua marca
Kleber foi o responsável por iniciar a jogada que resultou no gol do Coritiba marcado justamente por ele. Além disso, o atacante sofreu um pênalti, mas acabou parando na defesa do goleiro Tiago Cardoso.
Quem foi mal: Tiago Costa falha em lance de gol do Coxa
No lançamento de Kazim para Kleber, o lateral esquerdo Tiago Costa furou na tentativa de cabecear e a bola sobrou livre para o Gladiador marcar.
Tiago Cardoso se redime
Depois de derrubar Kleber na área e receber o cartão amarelo, o goleiro Tiago Cardoso conseguiu se redimir com a defesa do pênalti cobrado pelo próprio Gladiador aos 10 minutos do segundo tempo.
Quem não faz…
O Tricolor de Pernambuco teve a maior posse de bola e pressionou muito na etapa inicial, mas não conseguiu finalizar com êxito. O desperdício do Santa rendeu prejuízos: aos 32 minutos do primeiro tempo, Kleber recebeu belo passe de Kazim e marcou um golaço para o Coxa.
Posse de bola não é tudo
O Santa Cruz fez um bom papel de anfitrião e começou pressionando o Coritiba. Apesar disso, a posse de bola de 60% não correspondeu às chances de gol. No primeiro tempo, os pernambucanos finalizaram três vezes e os paranaenses mandaram a bola para o gol em seis oportunidades.
Visitante mostra timidez, mas logo se solta
Sem vitórias fora de casa, o Coxa iniciou a partida de forma cautelosa. Mas, apesar de chegar poucas vezes ao ataque na etapa inicial do duelo, conseguiu inaugurar o placar com Kleber. O gol deu maior confiança à equipe de Pachequinho, que voltou dos vestiários com uma postura mais ofensiva.
Em busca de um ataque sem Grafite
A forma como Milton Mendes posicionou o ataque do Santa Cruz deu muita mobilidade ao time no começo da partida. Marion e Arthur trocaram de posições a todo o momento, enquanto Keno ficou fixo no lado esquerdo. Mesmo assim, o comandante tricolor não ficou satisfeito e colocou Bruno Moraes no lugar de Marion em busca de um pivô para suprir a falta de Grafite, suspenso. Para a infelicidade do treinador, nada surtiu efeito e o time coral se limitou a lançamentos longos.

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Léo Moura, Wellington, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Marcílio (Marcinho) e João Paulo; Arthur (Danilo Pires), Keno e Marion (Bruno Moraes). T.: Milton Mendes
CORITIBA
Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, Alan Santos, João Paulo e Raphael Veiga; Kazim e Kleber (Iago). T.: Pachequinho
Estádio: Arruda, em Recife (PE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Cartões Amarelos: Carlinhos (C); João Paulo, Tiago Cardoso (SC)
Gol: Kleber, 32min do primeiro tempo
Público e renda: 10.021 e R$ 133.770